quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Gravação da torre do aeroporto de Rio Negro mostra desespero total do comandante do avião da Chapecoense com a falta de combustível; ouça as gravações







A rádio colombiana Caracol divulgou nesta quarta-feira o áudio da última conversa desesperada do piloto da avião Avro que transportava a equipe da Chapecoense e a torre de controle do aeroporto de Rionegro, perto de Medellín. Em uma conversa dramática com a controladora apontada pela rádio como Janeth Molina, o comandante da empresa LaMia, Miguel Quiroga, relatou falta de combustível e pane elétrica do avião. Nas gravações divulgadas, o piloto afirma em determinado momento: “Solicitamos prioridade para proceder para a pista, solicitamos prioridade para proceder ao localizador. Temos problemas de combustível (…), agora falha total elétrica (…), ajuda, vetores (rota mais rápida) para proceder à pista”. Ao ser informado que havia outra aeronave se preparando para pousar, ele replica: “Emergência de combustível. Preciso descer imediatamente. Já estamos realizando a descida. Falha elétrica total. Sem combustível”. 
Áudio 1
Lamia: Lima Mike India 2933 solicitamos prioridade para aproximação porque estamos passando um problema com combustível.
Torre: Lima Mike India 2933, entendo, você solicita prioridade para aterrissar por problema com combustível, coreto? Vamos dar vetores para localizar e proceder a aproximação. Dentro de aproximadamente sete minutos faremos aproximação.
Áudio 2
Torre: Lima Mike India 2933, informe seu rumo.
Lamia: inaudível… 1-7-9 em aproximação.
Torre: Mantenha seu rumo atual e espere para iniciar… para continuar a descida.
Lamia: Mantendo o rumo para descida.
Áudio 3
Lamia: Lima Mike India 2933 solicita vetores para aproximação, senhorita.
Torre: Atento, tenho uma aeronave abaixo de vocês efetuando a aproximação e também estamos fazendo a revisão da pista. Quanto tempo você pode permanecer em aproximação, Lima Mike India?
Lamia: Estou em emergência de combustível, senhorita. Por isso lhe peço. Está em curso final.
Torre: Avianca 9356, inicie a aproximação agora.
Avianca 9356: Iniciando a aproximação agora.
Lamia: Solicito descida imediata, Lima Mike India 2933.
Torre: Lan Colombia 3020, cancelada a autorização para aproximação. Vire à esquerda com rumo 0 1 0 agora. Mantenha a 3 mil pés.
Torre: Lima Mike India 2933, pode virar à direita para iniciar a descida, tem transito a uma milha abaixo de vocês.
Lamia: inaudível… Solicito localização?
Torre: Capitão, você tem 2 1 0 necessito nível que você vire à direita para iniciar a descida.
Lamia: Positivo, senhorita, estamos efetuando a descida.
Áudio 4
Lamia: Lima Mike India 2933 está em falha total, elétrica total e combustível. Vetores, vetores para a pista, senhorita?
Torre: Não tenho. Notifique seu rumo, agora.
Lamia: Estamos com rumo 3-6-0
Torre: Não tenho sua altitude, Lima Mike India.
Lamia: 9 mil pés, senhorita.
Torre: Está a 8.2 milhas da pista
Torre: Que altitude tem agora?
Sem resposta…
Torre: Lima Mike India 2933, posição?
Sem resposta

Nenhum comentário: