quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mais um sinal da decadência gaúcha - funcionário da Justiça é investigado por receber propina de traficantes que planejaram assassinato de juíza

A Polícia Civil investiga um servidor da Justiça, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, por receber propina de traficantes que planejavam o assassinato de uma juíza, dos familiares dela e de policiais civis da Região Metropolitana da capital gaúcha. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta terça-feira (22) na casa do suspeito, na zona sul de Porto Alegree. Ele é apontado por receber propina para facilitar transferências de apenados entre casas prisionais, tramitação de processos e até locação de presos dentro das galerias conforme a ocupação pelas facções criminosas. Além de um brigadiano que já é investigado por fornecer sua senha para consulta de dados no sistema integrado de segurança, o servidor da Justiça também mantinha contato com integrantes da quadrilha, que tem base em Gravataí. O grupo teve mais de 120 integrantes presos desde o ano passado na chamada operação Clivium. Por isso, o delegado Marco Antônio Duarte de Souza, da Divisão de Polícia Judiciária e de Operações, apura que os investigados estruturaram o plano para se vingar das autoridades.


De acordo com a investigação, tudo foi acertado dentro do Presídio Central, onde 15 chefetes da organização estavam detidos.Um deles, Vinícius Otto, foi transferido para a Penitenciária de Charqueadas (Pasc), após a descoberta do plano. A polícia tentou, ainda, transferi-lo para um presídio federal, porém sem sucesso. A quadrilha ficou conhecida também por ter o chamado “caveirão”, veículo blindado de forma artesanal, e que era usado para confrontos e execuções.

Nenhum comentário: