segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Advogado de Lula volta a fazer provocação e afronta ostensiva ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira em Curitiba

O clima voltou a ficar tenso nesta segunda-feira entre o juiz federal Sergio Moro e os advogados do poderoso chefão da Orcrim petista e ex-presidente Lula, em mais uma audiência das testemunhas de acusação no processo em que o petista é réu na Operação Lava Jato. Assim como havia ocorrido nas primeiras oitivas da ação penal, Moro levantou o tom de voz diante de interrupções afrontosas da defesa do poderoso chefão ao longo do depoimento da engenheira Marilza da Silva Marques, da OAS. Os advogados do poderoso chefão Lula protestaram contra uma questão do Ministério Público Federal à testemunha sobre a visita da galega italiana e ex-primeira-dama Marisa Letícia ao tríplex 164-A do condomínio Solaris, no Guarujá (SP), e interromperam três vezes o procurador do Ministério Público Federal que tentava fazer a pergunta. Responsável pelo atendimento a compradores de imóveis da OAS, Marilza Marques foi uma das funcionárias da empreiteira que acompanharam a mulher de Lula inspeção no apartamento. Ela foi questionada pelo Ministério Público Federal se Marisa Letícia e Fábio Luís, o filho mais velho do ex-presidente, que também participou da visita, foram tratados por Léo Pinheiro e Paulo Gordilho, ex-executivos da OAS, como potenciais clientes ou como pessoas às quais o apartamento já havia sido destinado. Deu-se então, o seguinte diálogo entre Juarez Cirino, um dos advogados de Lula, e Moro (acompanhe no vídeo abaixo):
Advogado: Fica um protesto aqui de novo, Excelência…
Sergio Moro: Doutor, o doutor está sendo inconveniente, doutor. Está sendo inconveniente…
Advogado: A defesa não é inconveniente na medida em que estamos no exercício da ampla defesa…
Sergio Moro: Já foi indeferida sua questão, já foi indeferida sua questão, doutor.
Advogado: Vocês não podem cassar a palavra da defesa…
Sergio Moro: Posso, doutor, por estar sendo inconveniente…
Advogado: Não pode, porque estamos colocando uma questão muito importante, relevante, o procurador da República está pedindo a opinião da testemunha e ele não pode…
Sergio Moro: Doutor, o senhor está sendo inconveniente! Já foi indeferida sua questão, já está registrada e o senhor respeite o juízo!
Advogado: Eu, mas escute, eu não respeito Vossa Excelência enquanto não me respeita como defensor do acusado…
Sergio Moro: O senhor respeite, o senhor respeite o juízo! Já foi indeferido.
Advogado: Vossa Excelência tem que me respeitar como defensor do acusado, aí então Vossa Excelência tem o respeito que é devido a Vossa Excelência, mas se Vossa Excelência atua como acusador principal, Vossa Excelência perde todo o respeito.
Sergio Moro: Sua questão já foi indeferida, o senhor não tem a palavra… A senhora pode responder essa questão? Ela era tratada como adquirente em potencial ou uma pessoa à qual o imóvel já tinha sido destinado?
Testemunha: Tratada como se o imóvel já tivesse sido destinado.

Nenhum comentário: