terça-feira, 20 de junho de 2017

Cristina Kirchner anuncia volta à política na Argentina


A ex-presidente da Argentina, a peronista populista Cristina Kirchner, lançou publicamente nesta terça-feira sua participação na aliança política “Frente de Unidade Cidadã” que concorrerá nas eleições do dia 22 de outubro. O anúncio, feito em um discurso que durou quase uma hora e foi carregado de críticas ao governo do atual presidente do país, Mauricio Macri, foi o primeiro ato político público de Cristina Kirchner desde que deixou a Casa Rosada, em dezembro de 2015

“Peço a união do povo, a união de todos os argentinos e de todas as argentinas, porque estou convencida de que esta etapa histórica de agressão neoliberal em todos os níveis da sociedade não é uma questão de partidos políticos”, exclamou em um comício na província de Buenos Aires. Cristina Kirchner, no entanto, não confirmou se irá se apresentar como candidata a senadora nas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso) pela província de Buenos Aires. A ex-presidente manterá a expectativa sobre uma possível candidatura até o dia 24, quando termina o prazo para definir as listas de quem estará nas primárias.

“O que precisamos é colocar um limite no governo nas próximas eleições para que pare com os ajustes”, disse ela para cerca de 50 mil pessoas que foram ao estádio Julio Grondona, em Sarandí, na região metropolitana de Buenos Aires. A ex-presidente, que enfrenta na Justiça acusações de corrupção, associação ilícita e fraude, criticou o desemprego, o fechamento de empresas, o aumento das tarifas dos serviços públicos e a elevada inflação que marcaram, em sua opinião, o atual governo.

Nenhum comentário: