terça-feira, 20 de junho de 2017

Críticas de Gilmar são "desserviço à República", diz subprocurador-geral

O subprocurador-geral da República Nicolao Dino rebateu nesta segunda-feira (19) críticas do ministro Gilmar Mendes às investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal. Segundo ele, "a fala de Gilmar é um desserviço à República". Resumindo: o procurador está dizendo que o ministro não é "republicano", e que isso estaria resumido aos membros do ministério público federal. Nicolao Dino (que é irmão do governador comunista do Maranhão) se referiu a declarações do ministro do Supremo sobre a necessidade de impor limites às investigações para evitar "um modelo de Estado policial". "É preciso rebater e repelir veementemente a fala de Gilmar. O MP tem atuado de forma muito correta. Difamações como essa não contribuem para a estabilidade institucional", afirmou Dino, durante evento com os candidatos à Procuradoria-Geral da República, no Rio de Janeiro.

"É um desserviço à República", completou ele. Dino e Gilmar Mendes protagonizaram um bate-boca durante o julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, quando o ministro do STF – que também preside a corte eleitoral – acusou o procurador de tentar coagir o tribunal ao pedir o impedimento do ministro Admar Gonzaga.

Em entrevista após o debate, Dino afirmou que Gilmar tenta desqualificar o trabalho do Ministério Público e que a ampliação das investigações não deveria ser vista como um problema.

Nenhum comentário: