quarta-feira, 14 de junho de 2017

Deputado conservador dos EUA baleado por militante esquerdista está em estado crítico após cirurgia


O deputado republicano Steve Scalise está em estado crítico após uma cirurgia no quadril, disse porta-voz do MedStar Washington Hospital Center, hospital em que ele está internado. Scalise e outras quatro pessoas ficaram feridas após um atirador abrir fogo em um campo de beisebol onde republicanos treinavam nesta quarta-feira, em Alexandria, no Estado de Virgínia. O autor do ataque, James Hodgkinson, morreu no hospital por causa de seus ferimentos. Antes da cirurgia, o estado de saúde do deputado era estável, segundo um comunicado emitido pelo seu gabinete. Scalise inclusive conversou com sua mulher no telefone antes de entrar na sala de operação. De acordo com pessoas presentes no tiroteio, o deputado Brad Wenstrup, que é médico e serviu ao Exército no Iraque, prestou os primeiros socorros a Scalise ainda no campo.

Além de Scalise, ficaram feridos no tiroteio Zachary Barth, assessor do deputado Roger Williams; Mike Mika, lobista e ex-assessor legislativo e os dois policiais do capitólio identificados como Krystal Griner e David Bailey. O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos e o mundo inteiro estão orando por Scalise e todas as vítimas do "terrível tiroteio".

Os tiros foram disparados em um treinamento da equipe de beisebol do Congresso no Eugene Simpson Stadium Park. Os republicanos iriam jogar contra os democratas na quinta-feira em um evento anual beneficente que acontece desde 1909. O time do partido rival estava se preparando para a partida em um campo em outro local.

Scalise é o primeiro membro do Congresso a ser baleado desde a ex-representante do Arizona, Gabby Giffords, ser baleado em janeiro de 2011. Giffords foi atingida na cabeça por Jared Lee Loughner em um evento em um supermercado de Tucson. Gabby Giffords, que as autoridades disseram que era o alvo principal do tiroteio, sobreviveu ao ataque, mas outras seis pessoas foram mortas e outros 12 ficaram feridas. O atirador se declarou culpado em 2012 e foi condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

A deputada que foi baleada em 2011 se solidarizou com os feridos no tiroteio: "Meu coração está com meus ex-colegas, suas famílias e funcionários, e com a polícia do Capitólio — servidores públicos e heróis hoje e todo dia", escreveu Giffords no Twitter.

Steve Scalise é um conservador contrário ao aborto, anti-imigração e feroz defensor do porte de armas de fogo. O deputado pelo Estado de Louisiana é o terceiro na hierarquia da Câmara e é considerado um dos republicanos mais importantes no Congresso. Scalise foi eleito para o Congresso americano em 2008 após ter sido membro do Parlamento da Lousiana durante doze anos.

O conservador dirigia o Partido Republicano antes de ser designado em agosto de 2014 o chefe da bancada republicana, chamado de "whip" nos Estados Unidos. Cargo do personagem Frank Underwood (Kevin Spacey) no início da série "House of Cards", o "whip" é encarregado de garantir a disciplina partidária.

Em 2014, algumas pessoas pediam sua renúncia depois do deputado ter admitido que anos antes discursou, em condição de legislador local, em uma assembléia de pessoas vinculadas a David Duke, ex-chefe da organização racista Ku Klux Klan. Na época, a revelação complicou os esforços do partido de distanciar-se do espectro supremacista. Scalise pediu desculpas e disse que se tratou de um erro que ele lamentava.

Porém, o conservador nunca pediu desculpas pela sua defesa às armas de fogo. Scalise é um seguidor fervoroso da poderosa Associação Nacional do Rifle que outorgou a ele a nota "A+" por ter votado em diversas ocasiões pela ampliação do direito de compra e porte de armas.

No mês passado, o deputado apresentou um projeto de lei destinado a aliviar as restrições à venda de armas. Por diversas vezes ele se opôs às iniciativas de fortalecer a legislação sobre armas de fogo. O conservador fez um discurso controverso em abril de 2013, após o tiroteio na escola Sandy Hook, em Connecticut, que matou 26 pessoas, entre elas 20 crianças.

"Todos estamos comovidos e tristes pelos assassinatos em Sandy Hook. Porém, creio que também é decepcionante quando ocorrem estas tragédias e desgraçadamente pessoas e políticos em Washington tentam tomar partido para impor seu programa".

Nascido em Nova Orleans, Scalise é formado pela Universidade do Estado de Lousiana. O deputado iniciou sua carreira como engenheiro informático e era responsável de marketing até ser eleito em 1995 para a Câmara de Representantes de seu estado natal. O conservador é casado e pai de dois filhos. Já o atirador era um conhecido militante esquerdista americano.

Nenhum comentário: