quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ministro Ricardo Lewandowski vai relatar um dos inquéritos em que Aécio Neves é investigado


O ministro Ricardo Lewandowski foi sorteado o novo relator de um dos cinco inquéritos em que o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) responde no Supremo Tribunal Federal por irregularidades narradas nas delações dos executivos da Odebrecht. No total, o senador responde a oito inquéritos no Supremo. O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato, mandou o caso para redistribuição entre os colegas, porque, para ele, não há relação direta com a operação Lava-Jato. Antes de despedir-se do inquérito, Fachin incluiu nas investigações o senador Antonio Anastasia e o ex-deputado Pimenta da Veiga, ambos do PSDB de Minas Gerais. 

O inquérito apura investigação de pagamento de propina pela empreiteira propineira Odebrecht, a pedido de Aécio Neves, para campanhas dele mesmo, de Anastasia, de Veiga, e do deputado Dimas Fabiano Toledo Júnior (PP-MG). Questionado sobre o inquérito, Lewandowski afirmou que ainda não tinha visto os autos.  O nome do senador, afastado de suas funções por determinação do Supremo, já não aparece mais no painel de votações do Senado. O presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que a medida foi tomada para que não gere dúvidas sobre o cumprimento da decisão. 

Aécio Neves foi afastado do cargo no dia 18 de maio por determinação de Edson Fachin, que negou pedido de prisão ao tucano feito pela Procuradoria Geral da República. O procurador-geral, Rodrigo Janot, recorreu da decisão, classificando a prisão de Aécio Neves como “imprescindível” para a garantia da ordem pública e da instrução criminal, diante de “fatos gravíssimos” que teriam sido cometidos pelo parlamentar. 

Janot fez referência à delação do empresário bucaneiro caipira Joesley Batista, dono da JBS, na qual o empresário entregou uma gravação em que Aécio Neves pede R$ 2 milhões para, supostamente, pagar a defesa dele na Lava Jato. O pedido de prisão do senador afastado será julgado na próxima terça-feira, dia 20, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O colegiado, que é composto por cinco integrantes, ainda vai examinar o recurso apresentado pelo parlamentar para retornar ao cargo. Além de determinar o afastamento de Aécio Neves do mandato, Fachin também o proibiu de entrar em contato com outros investigados e o impediu de deixar o País.

Nenhum comentário: