domingo, 11 de junho de 2017

Natura está negociando a compra da empresa inglesa The Body Shop


A companhia francesa de cosméticos L'Oréal iniciou negociações exclusivas com a brasileira Natura para a venda da britânica The Body Shop, informaram as empresas na sexta-feira (9).  A proposta apresentada pela Natura de € 1 bilhão (cerca de R$ 3,6 bilhões) foi encaminhada na quinta-feira (8) pelo Conselho de Administração da L’Oréal. A conclusão da operação está sujeita à consulta ao seu conselho de colaboradores e à aprovação de autoridades concorrenciais. O fechamento da transação deverá ocorrer ainda em 2017, de acordo com a Natura. Com o negócio, a maior empresa brasileira de cosméticos mira a internacionalização de seus negócios. “Com essa transação, o Grupo Natura passa a ter três marcas com forte identidade: Natura, Aesop e The Body Shop. Esse movimento fortalecerá nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais”, disse João Paulo Ferreira, presidente da Natura. The Body Shop atua em 66 países, tem mais de 3 mil pontos de venda, sendo 109 deles no Brasil, e encerrou 2016 com receita líquida de € 920,8 milhões. Segundo a Natura, a incorporação da The Body Shop deverá levar o grupo a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de 2 mil produtos, além de uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes. "A Natura vai apoiar o desenvolvimento da The Body Shop no longo prazo e permitir que atenda aos clientes da melhor forma, ao mesmo tempo em que respeitará seu forte compromisso com os funcionários, franqueados e acionistas", disse Jean-Paul Agon, presidente do conselho e presidente executivo da L'Oréal, em comunicado. A The Body Shop foi fundada em 1976 pela empresária britânica Anita Roddick e implantou o fim do teste de produtos em animais. Em 2006, a empresa foi vendida ao grupo francês L’Oréal por £ 652 milhões. A rede de cosméticos focada em produtos inovadores e naturais foi vítima de crescente concorrência de novas marcas oferecendo produtos similares e tem enfrentado forte queda nas vendas, principalmente no mercado britânico. Neste ano, a empresa francesa disse que estava revisando sua estratégia para a The Body Shop e que o ativo havia atraído uma ampla gama de interessados. A Natura foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista. A fabricante de cosméticos brasileira teve lucro líquido consolidado de R$ 189 milhões no primeiro trimestre. A Natura encerrou o primeiro trimestre operando 10 lojas exclusivas da marca em shopping centers na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. A previsão é terminar o ano com aproximadamente 20 a 25 lojas físicas.

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