sexta-feira, 30 de junho de 2017

Prédio de Manhattan ligado ao Irã confiscado por justiça dos EUA

Um prédio de 36 andares na Quinta Avenida de Nova York controlado indiretamente pelo Irã foi oficialmente confiscado pela justiça americana nesta quinta-feira, após a confirmação de um veredicto emitido em 2013. O produto da venda do imóvel será destinado a um fundo para indenizar vítimas de atentados, informou um porta-voz do procurador federal do distrito sul do Estado de Nova York, Joon H. Kim.

O imóvel tem o valor estimado em entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares. O mesmo tribunal decretou o embargo de fundos e de outros imóveis ligados ao Irã, destacou o porta-voz. Este foi o maior confisco já realizado por uma jurisdição civil na história dos Estados Unidos, segundo a Procuradoria. A primeira decisão favorável ao governo americano saiu em 2013, mas foi objeto de apelação.

Entre os beneficiários da venda do prédio estão familiares das vítimas do ataque de 1983 contra um grupo de marines e pessoas afetadas pelos atentados de 1996 contra as torres Khobar na Arábia Saudita. Teerã desmente sua participação nestes atentados. A justiça estabeleceu que os proprietários do prédio, construído pelo Xá do Irã, transferiram milhões de dólares de aluguéis para o governo iraniano através do banco Melli, violando as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário: