segunda-feira, 26 de junho de 2017

Temer vai insistir para a socialite Marta Suplicy assumir o Ministério da Cultura


O presidente Michel Temer ainda não desistiu do nome da senadora socialite Marta Suplicy (PMDB-SP) para o comando do Ministério da Cultura e fará uma ofensiva sobre ela nos próximos dias. O peemedebista escalou ministros e assessores para retomarem o diálogo com a senadora, que em uma sondagem anterior demonstrou resistência em assumir o posto. Segundo relatos, ela considera que não valeria a pena voltar ao cargo para um período de no máximo um ano e meio de governo. Caso ela continue resistindo, o presidente cogita inclusive se reunir pessoalmente com ela. A peemedebista assumiu o comando da pasta de 2012 a 2014, quando ainda estava filiada ao PT. Ela saiu do PT, mas o PT não saiu de seu pensamento. A intenção do Palácio do Planalto é anunciar nos próximos dias o nome do novo ministro.

Para um aliado do presidente, além de agradar a classe artística e cultura, a nomeação da socialite Marta Suplicy serviria para contemplar a bancada de senadores do PMDB, rachada no apoio às reformas trabalhista e previdenciária. O nome da senadora tem o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Se a senadora recusar mais uma vez, Temer trabalha com pelo menos três nomes: dos deputados federais Laura Carneiro (PMDB-RJ) e André Amaral (PMDB-PI) e do ator Jorge Coutinho, presidente presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio de Janeiro (Sated-RJ).

No início do mês, o então ministro interino João Batista Andrade pediu demissão. O presidente não tinha a intenção de efetivá-lo após nome indicado por ele para presidir a Ancine (Agência Nacional de Cinema) ter sido negado pelo Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: