segunda-feira, 31 de julho de 2017

Curitiba é a sexta maior capital brasileira



Curitiba tem a sexta concentração urbana do País, mostra estudo atualizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgou na semana passada com a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015. Segundo o mapeamento realizado pelo instituto, a capital do Paraná tem uma área total de 581,22 quilômetros quadrados, sendo 551,65 km densamente habitados. Curitiba aparece no estudo atrás apenas de São Paulo (2.01,20 km2), Rio de Janeiro (1.505,55 km2), Belo Horizonte (786,59 km2), Brasília (680,14 km2) e Porto Alegre (675,93 km2), à frente de todas as capitais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. 

O estudo, uma atualização do projeto original de 2005, traz mudanças de metodologia por conta da evolução das imagens de satélite e, segundo o IBGE, apresenta delimitações das áreas urbanizadas das 63 concentrações urbanas brasileiras com população acima de 300 mil habitantes, além de Palmas e Boa Vista. Curitiba, por exemplo, aparecia no estudo de 2005 com pouco mais de 340 quilômetros quadrados ocupados, na quarta posição no País. Com a atualização, apesar de perder duas posições no ranking, avançou em mais de 240 km2 de área com concentração urbana.

A finalidade do estudo, segundo o coordenador do projeto, Henrique Braga, “é o de acompanhar as tendências de crescimento das cidades, como e para onde cada uma se expande”. Ele ressalta, ainda, que “no futuro, desenvolveremos (o IBGE) uma metodologia que permita que os dados geográficos dialoguem com as informações demográficas obtidas nas pesquisas domiciliares, como o Censo. Essa correlação irá nos ajudar a compreender melhor a dinâmica populacional urbana”.

Segundo ele, na publicação online, o IBGE traça um panorama do processo de urbanização do País, que pode ser usado para mensurar a sustentabilidade das cidades. “Verificamos que a dinâmica populacional de cada cidade influencia seu crescimento de forma mais profunda do que o relevo”, disse ele. Em 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário: