quinta-feira, 13 de julho de 2017

PGR quer contratar ex-procurador suíço, "cérebro da operação" da Lava Jato


A Procuradoria-Geral da República pretende contratar o ex-procurador suíço Stephan Lenz, que liderava as investigações sobre a Petrobrás e a Odebrecht no âmbito da Lava Jato no país europeu. Considerado pelo Ministério Público suíço o "cérebro" das investigações do caso brasileiro, Lenz pediu demissão do cargo no fim do ano passado. Com o trabalho de Lenz, a Procuradoria Geral da República espera repatriar a fortuna ainda bloqueada em mais de 40 bancos do país europeu. Ele atuaria como uma espécie de consultor e advogado dos interesses da Procuradoria Geral da República na Suíça. O pedido da Procuradoria Geral da República aguarda ainda posição da Advocacia-Geral da União.

Durante dois anos de trabalho, Lenz bloqueou mil contas com US$ 1 bilhão. Cerca de US$ 190 milhões já foram repatriados ao Brasil. A cooperação suíça também foi responsável pelo envio de extratos bancários do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba. Passaram também pela mesa de Lenz casos como o do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, de doleiros, bem como o dossiê de 2 mil páginas relativas aos extratos bancários de empresas de fachada usadas pela Odebrecht.

Ele tem sido procurado para colaborar com o Ministério Público do Peru para repatriar dinheiro suspeito de ter sido usado em corrupção. 

Enquanto no Brasil a Polícia Federal extinguiu o grupo de trabalho da Lava Jato em Curitiba, o MP afirmou que espera manter a colaboração com a PGR. O escritório do procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, afirmou que "tomou nota" da "reorganização" ocorrida no Brasil com a Lava Jato. "O escritório está confiante de que, baseado em um entendimento mútuo sobre a importância de combater crimes econômicos internacionais e lavagem de dinheiro, a atual cooperação entre as autoridades do Brasil e Suíça continuará a gerar resultados concretos", afirmou.

"Chave para isso é a cooperação internacional em andamento, em especial em processos complexos", disse. "Graças a essa cooperação, ativos foram desbloqueados com o consentimento do dono da conta e acordos foram feitos para que os ativos pudessem ser retornados às partes que sofreram perdas", destacou, em referência aos entendimentos para a devolução de dinheiro de ex-diretores da Petrobrás que chegaram a acordos de delação premiada.

Os suíços ampliaram a equipe de investigadores na medida em que o caso começou a aumentar de proporção. Segundo Lauber, a equipe envolve cerca de dez pessoas. O grupo suíço inclui analistas forenses, analistas de tecnologia da informação, especialistas em lavagem de dinheiro, advogados e especialistas em corrupção internacional. Segundo o MP, a força-tarefa ainda é reforçada pela presença da Polícia Federal suíça, além do Escritório Federal de Justiça.

Em pouco mais de três anos, o MP de Berna determinou o congelamento de dezenas de contas, em um processo que envolveu operações nos principais bancos do sistema suíço, entre eles o J. Safra Sarasin, UBS, HSBC, Julius Baer, Pictet, Lombard Odier e Credit Suisse.

Com o congelamento também vieram milhares de páginas de extratos e a constatação de que os suíços teriam de transferir alguns dos casos ao Brasil. Esse foi, por exemplo, o caminho adotado para o processo criminal contra Cunha na Suíça e que foi integralmente enviado à PGR. Berna, naquele momento, optou por abrir mão de processar o ex-deputado, mas entregou aos procuradores brasileiros um caso praticamente pronto, até mesmo revelando o padrão de compras de sua família. De acordo com um procurador em Brasília, foi preciso "apenas" traduzir o documento.

Um comentário:

"Política sem medo" disse...

Acontece Mr. Janot que a contratacao dele sera uma fortuna desnecessaria ja que ele prestou ate agora o servico sem onus, e mais, nos temos no Brasil excelentes peritos e especialistas no assunto e que o STF esta descartando como se NAO fossem eles os responsaveis por toda a devolucao de dinheiro ate agora. Vamos parar com a palhacada de inverter as coisas certas? Deixe a Forca-Tarefa trabalhar que eles sao muito competentes e estao fazendo o que nenhum Ministro jamais fez antes.
Por falar nisso Mr Janot, o senhor conversou com esse especialista para pedir que ele mostrasse a conta de Joesley, onde o mesmo depositou os MILHOES (70) para LULA e (80) MILHOES para DILMA? Se nao o fez esqueceu o mais importante! Mas agora quer emprega-lo para que ele nao abra a conta de Joesley? Ou entao que repatrie esses recibos de deposito para que sejam entregues aos dois CHEFES DA QUADRILHA DO MENSALAO, tudo secretamente? ENTENDI TUDO!
Vamos dar valor aos nossos cerebros ao inves de valorizar o estrangeiro. Nao que Lenz nao mereca ser contratado. E desnecessario, ja que os juizes e procuradores fizeram o trabalho ate aqui e fizeram muito bem, levando a devolucao de alguns BILHOES de dolares e voces ministros nao deram valoR algum, pelo contrario estao fazendo trabalho inverso, que e SOLTAR A VAGABUNDAGEM tanto que estao tentando acabar com a Forca-Tarefa. Vejo nisso so o interesse monetario porque alguem embolsaria uma porcentagem pela contratacao MILIONARIA de Lenz!!! Ou nao?