quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ataque terrorista islâmico em Barcelona é o décimo ocorrido na Europa neste ano de 2017




Um motorista atropelou vários pedestres nesta quinta-feira em La Rambla, uma das avenidas mais conhecidas de Barcelona, na Espanha. A polícia local confirmou que o caso configura mais um ataque terrorista. De acordo com informações do Ministério do Interior da Catalunha, treze pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.  O atropelamento na capital da Catalunha foi o décimo atentado terrorista ocorrido apenas este ano na Europa. Relembre os ataques de 2007 no continente:

1. Atropelamento em mesquita em Londres 


Uma van atropelou pedestres que estavam próximos a uma mesquita na área de Finsbury Park, ao norte da capital britânica, no dia 18 de junho de 2017. O autor da ação foi Darren Osborne. De acordo com testemunhas, Osborne gritou que "queria matar todos os muçulmanos" e instantes depois lançou o veículo contra as vítimas. Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas. 

2. London Bridge e Borough Market 


No dia 03 de junho de 2017, dois atentados terroristas atingiram Londres. Pedestres foram atropelados na London Bridge por uma van e pessoas foram esfaqueadas na área do Borough Market, uma espécie de centro de produtos alimentícios e lazer muito frequentado por turistas. O ataque terrorista deixou oito mortos e mais de 40 feridos. 

3. Manchester 


Um homem detonou explosivos nos arredores da Manchester Arena, logo depois do final do show da cantora americana Ariana Grande no dia 23 de maio de 2017. O responsável pela ação foi Salman Abedi, de 22 anos, considerado como um "soldado do califado" pelo Estado Islâmico, que reivindicou o atentado. A explosão deixou 22 mortos, incluindo crianças, e 59 feridos.
4. Tiroteio na Champs-Élysées 


No dia 20 de abril de 2017, a Avenida Champs-Élysées, em Paris, foi fechada pelas autoridades locais depois de um tiroteio. Um policial morreu e outros dois ficaram gravemente feridos. De acordo com informações da polícia local, um homem saiu de um veículo e começou a atirar deliberadamente contra os oficiais que estava no local. O atirador foi morto no incidente. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque terrorista. 

5. Estocolmo 


Um caminhão atingiu pedestres no dia 07 de abril em uma das ruas mais movimentadas de Estocolmo, na Suécia. Quatro pessoas morreram e quinze ficaram feridas depois que o veículo invadiu uma passagem de pedestres e atropelou uma multidão no centro da capital. Rakhmat Akilov admitiu ter cometido o crime. 

6. São Petersburgo 


Um ataque ao metrô de São Petersburgo, na Rússia, deixou quatorze mortos e cinquenta feridos no dia 03 de abril de 2017. A explosão aconteceu em um vagão de trem entre as estações de Sennaya Ploshchad e Tekhnologichesky Institut, na região central. A ação foi reivindicada pelo grupo Imam Shamil Battalion, que disse que o homem-bomba agiu sob ordens da Al Qaeda. 

7. Londres - Ponte Westminster 


Um veículo atingiu pedestres na Ponte Westminster em Londres, na Inglaterra, no dia 22 de março de 2017. O terrorista invadiu o terreno do Parlamento e esfaqueou um policial antes de ser morto a tiros por outros oficiais. O autor da ação foi Khalid Masood, um homem britânico de 52 anos que, segundo oficiais, agiu sozinho inspirado pelo terrorismo internacional. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico. Cinco pessoas morreram, incluindo o autor da ação. 

8. Ataque ao FMI em Paris 


No dia 16 de março de 2017, uma carta-bomba foi enviada à sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) de Paris . O atentado deixou apenas uma pessoa ferida. O pacote era destinado ao chefe do escritório, Jeffrey Franks, mas acabou atingindo uma secretária que se feriu nas mãos e no rosto ao abrir o envelope. 

9. Turquia 


Cidadãos turcos ainda comemoravam a entrada do ano novo quando o ataque aconteceu. Um homem armado vestido de papai noel entrou em uma boate famosa em Istambul, na Turquia, e abriu fogo contra os clientes. O ataque deixou 39 mortos e mais de 65 feridos. O Estado islâmico reivindicou a autoria.


Nenhum comentário: