domingo, 17 de setembro de 2017

Cade recomenda condenação do irmão mais velho dos Batista, o Junior Friboi

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendou ao tribunal do órgão antitruste a condenação de José Batista Júnior e do frigorífico Independência em processo administrativo sobre formação de cartel no mercado nacional de compra de gado para abate. Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi, é o irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista, filhos do fundador da JBS. Presidiu o grupo por mais de 20 anos, deixou a empresa e tentou carreira na política. Foi candidato ao governo de Goiás em 2014.

O processo administrativo foi instaurado em 2006, com origem em denúncia dos frigoríficos Araputanga e Frigoara, baseada em gravações de áudio e vídeo. Elas foram feitas pelo proprietário do Araputanga, José Almiro Bihl, em junho de 2005, em conversa que incluiu Júnior e Joesley. Agora, o processo segue para julgamento no tribunal. Um dos envolvidos nem existe mais. 

O frigorífico Independência entrou em recuperação judicial em 2009 e teve os ativos comprados pela JBS em 2013. O Cade encaminhará ao Ministério Público, em Mato Grosso, e à Superintendência Regional da Polícia Federal cópias dos documentos para que "examinem a possibilidade de reabertura de inquérito policial". Nos diálogos, diz o Cade, Júnior confessou a prática de cartel e citou como participantes do acordo os frigoríficos Independência, Bertin e Mataboi. Em um dos trechos da conversa, Júnior diz: "Nós, o Bertin, o Independência, os três põem o preço do boi em tudo quanto é Estado, em tudo quanto é...ó, Mato Grosso do Sul nós (peita) lá, São Paulo, tá aqui...lá no Mato Grosso, lá no Mato Grosso aí embaixo, nós temos quatro unidade parte do que é nosso". 

Segundo as gravações, em Minas Gerais os preços seriam ditados por Friboi, Bertin e Mataboi. São Paulo seria reservado para Bertin e Independência, e o "Oeste" ficaria com Friboi e Bertin. Júnior também admite, segundo o relatório, que seria política do Friboi a busca de acerto de preços em todos os mercados em que atua: "Agora nós estamos em cinco Estados, e nos cinco Estados nós combina com três...dois".

Nenhum comentário: