quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Brasil sobe uma posição em ranking de competitividade



O Brasil subiu uma posição no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial após 4 anos consecutivos de queda. O país passou da 81ª para a 80ª colocação. A instituição aponta melhorias em quesitos como combate à corrupção, ambiente macroeconômico e inovação como os responsáveis pela subida. O Relatório de Competitividade Global é feito com base em indicadores divididos em 12 grupos, chamados de “pilares”. O Fórum Econômico Mundial destaca o avanço em inovação como o mais significativo no período, com recuperação em “capacidade de inovação, maior colaboração de negócios entre indústria e universidade, maior qualidade de pesquisa e cientistas e engenheiros mais bem treinados”.

Segundo o relatório, a investigação dos escândalos ocorridos no país contribuiu para a melhora no pilar que avalia as instituições. “Depois de ser atingido por escândalos e por instabilidade política, o pilar recuperou 11 posições, mostrando os efeitos de investigações e levando à maior transparência e percepção de procedimentos bem-sucedidos para inibir a corrupção nos limites da Constituição do Brasil”, diz trecho do relatório.

Em relação à economia, o Fórum Econômico Mundial considera que houve reversão no cenário. “Após dois anos de queda no PIB e piora nas condições macroeconômicas, o Brasil, neste ano, melhora levemente, trazendo a inflação e os gastos do governo de volta ao controle”, diz o texto. Apesar da melhora, o pilar de cenário macroeconômico foi aquele em que o Brasil teve seu pior desempenho na comparação com outros países, ficando em 124º de 137 posições. O melhor desempenho foi no item “tamanho do mercado”, 10º lugar.

Criado em 2005, o Relatório de Competitividade Global analisou 137 países em sua última edição. O topo do ranking é ocupado pela Suíça, que lidera há nove anos consecutivos. Em seguida, estão Estados Unidos, Singapura, Holanda e Alemanha. A melhor posição de um país da América Latina é ocupada pelo Chile, que está no 33º lugar no ranking geral.

Nenhum comentário: