sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Janot diz que procurador "acertou dinheiro"

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que o procurador Ângelo Goulart Villela, que o acusou de ter fechado a delação da JBS com o objetivo de derrubar o presidente Michel Temer, "acertou dinheiro, sim", em troca de passar ao frigorífico informações internas da Procuradoria. Villela ficou 76 dias preso, depois que veio à tona o acordo de delação da JBS. Ele é suspeito de ter recebido dinheiro para dar informações sigilosas de investigações sobre a empresa.

Na segunda-feira (18), em entrevista à Folha de S.Paulo, Villela contra-atacou: "Derrubando o presidente, ele (Janot) impediria que Temer indicasse Raquel Dodge. Não tenho dúvida alguma de que houve motivação para me atingir porque, assim, Janot lança uma cortina de fumaça, para mascarar essa celeridade de como foi conduzida, celebrada e homologada uma delação tão complexa", disse.

Villela afirmou que teve contato com a JBS porque estava tentando encabeçar um acordo de delação com a empresa - o que seria bom para ele profissionalmente. Ele negou que tenha recebido dinheiro ou passado informações sigilosas ao grupo.

Janot disse que se sentiu traído por Villela, que atuava na força-tarefa da Operação Greenfield (que tinha como alvo a JBS), e que há provas de que ele tenha acertado pagamentos. "Essa linha de defesa ele já adotou no processo administrativo disciplinar dentro da PGR. Ele tentou se passar por herói. Como se ele tivesse se oferecido a eles para poder derrubá-los. Como se fosse o mocinho, o super-homem. Mas como faz um trabalho desses de atuação infiltrada sem falar com os russos? Ele faz isso sem falar com os colegas, com ninguém?", disse Janot sobre Villela.

"Agora vamos ver os fatos. Houve uma reunião em que o Anselmo Lopes, coordenador da Greenfield" fez um desenho à mão da estratégia da investigação. Esse papel foi aparecer com um advogado da JBS. A troco do quê? Villela foi pilhado numa ação controlada em que conversa com desenvoltura. Depois, ele tem gravada a conversa com o advogado. Tudo isso ele bolou sem avisar ninguém? É fantasioso. E acertou dinheiro, sim, R$ 50 mil por mês", afirmou Janot.

Nenhum comentário: