quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Líder do governo, Jucá diz que áudio da JBS pode prejudicar várias delações

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu nesta terça-feira (5) que o novo áudio da JBS pode comprometer várias delações. O peemedebista mencionou inclusive delações em que ele mesmo é citado. "Existem agora dúvidas sobre várias delações, não é sobre uma delação só. O senhor [Rodrigo] Janot está falando de um caso, mas, se a gente pegar o fio da meada, vai ver que o [ex-procurador] Marcelo Miller, ele organizou delação do Sergio Machado, [Nestor] Cerveró, Delcídio [Amaral], do Joesley [Batista]", disse o senador.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou na segunda-feira (4) abertura de investigação que pode levar ao cancelamento da delação de três executivos do grupo J&F, dono da empresa JBS. Janot, que deixa o cargo no dia 17 de setembro, citou indícios de omissão de informações sobre práticas de crimes no processo de negociação do acordo. O problema surgiu após os delatores entregarem à Procuradoria-Geral da República, na semana passada, novos áudios.

Em uma conversa de cerca de quatro horas entre Joesley e Ricardo Saud - que aparentemente não sabiam que estavam se gravando -, há indícios de crimes cometidos por agentes da PGR e do Supremo Tribunal Federal. Jucá defendeu que o Legislativo pode fazer uma investigação própria em relação ao caso. "O Congresso tem que acompanhar essa investigação, talvez até fazer uma investigação própria, independente, exatamente pra ter a verdade. Os fatos são fatos graves, podem ser identificados omissão, crime, muitas coisas. Há muitas coincidências que precisam ser investigadas." 

Nenhum comentário: