sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Zaffari proibido de vender queijo e frios fatiados, estavam contaminados por bactéria

Um setor de fatiamento de frios do supermercado Zaffari, em Porto Alegre, foi interditado após análises conduzidas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde detectarem a contaminação de um lote de queijo pela bactéria Listeria monocytogenes. Em nota divulgada na noite de quinta-feira, as duas secretarias alertam a população, especialmente gestantes e imunodeprimidos, a não consumir produtos já adquiridos do setor de fatiados do supermercado Zaffari. “Foi encontrada a bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva”, informam as secretarias, sem mencionar em qual produto a bactéria foi identificada. Segundo as secretarias, os produtos foram retirados de comercialização e “os centros de fatiamento da marca foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação”.

Inicialmente, a interdição atingiu as lojas do Zaffari localizadas no hipermercado Bourbon Ipiranga e do Bourbon Assis Brasil, em Porto Alegre. O Zaffari informou hoje que a unidade de fatiamento de frios do hipermercado Bourbon Assis Brasil já foi liberada pelo órgão fiscalizador para retomar as suas atividades de processamento e de distribuição para todas as lojas. Segundo o Zaffari, a bactéria foi encontrada apenas em um único lote de queijo de uma única loja, a da Bourbon Ipiranga. “Todos os laudos atestaram condições satisfatórias à exceção de um laudo, de um lote de queijo fracionado, na unidade do hipermercado Bourbon Ipiranga, para venda na própria loja. Portanto, a presença da bactéria se ateve a um único lote de queijo, de uma única loja". 

Segundo a rede, o centro de fatiamento de frios onde a bactéria foi encontrada continuará com as atividades suspensas até que “sejam feitas novas verificações e ocorra a devida liberação sanitária”: “Por precaução, esta unidade só comercializará produtos fatiados pré-embalados, processados fora da unidade". Em nota, o Zaffari nega que seus produtos estejam impróprios para consumo humano, apesar de as secretarias sugerirem que os alimentos sejam descartados; “A empresa reforça que todos os produtos fatiados disponíveis na rede estão liberados para consumo". 

Nenhum comentário: