sábado, 28 de outubro de 2017

Estudantes comunistas promovem pancadaria na exibição de filme de Olavo de Carvalho na UFPE


A exibição do documentário "O Jardim das Aflições", sobre o jornalista e filósofo Olavo de Carvalho, terminou em pancadaria na tarde desta sexta-feira (27), nos corredores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), no Recife, promovida pelos estudantes comunistas. Os militantes comunistas, comandados pela milícia PCO, partiram para a agressão sobre a platéia que acompanha a exibição do filme. Segundo Josias Teófilo, diretor de "O Jardim das Aflições", a exibição do documentário estava próxima do fim, em um auditório da universidade, quando alunos que não concordavam com a sessão ameaçaram invadir o local. 

O PCO (Partido da Causa Operária) alega que havia organizado um evento no mesmo horário da sessão em oposição ao evento idealizado pelo que consideram uma "direita fascista". Imagens gravadas pelo documentarista com um celular mostram uma troca de ofensas em um corredor de prédio da instituição. Segundo ele, apoiadores do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) fizeram um cordão para proteger a equipe do filme. Os xingamentos logo deram espaço para um confronto físico. "Aí começou a pancadaria, vi gente saindo sangrando. Um deles trazia um porrete", disse o diretor Josias Teófilo. 

Ele afirma que desde que a sessão do filme foi anunciada, militantes do PCO já se mobilizavam para protestar contra a exibição e vinham rasgando cartazes do evento. No site do PCO, o partido informa que promoveria um cine-debate no mesmo horário que "O Jardim das Aflições", filme que, segundo o texto, "é claramente mais uma afronta à esquerda". Para o partido, a sessão é uma afronta por ocorrer justamente num prédio que foi ocupado pelos estudantes durante protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff. 

Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, afirmou em seu perfil em rede social que o confronto foi "lamentável". "Trata-se de um comportamento inaceitável num país democrático", disse. 

Nenhum comentário: