segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Fatah e Hamas assinam acordo de conciliação na Palestina



As facções palestinas rivais Hamas e Fatah anunciaram um acordo de conciliação na quinta-feira, aparentemente pondo fim às hostilidades de uma década entre os grupos. O compromisso, assinado no Cairo e mediado pelo Egito, determina a unificação administrativa dos territórios palestinos e coloca Gaza sob o controle da Autoridade Palestina (AP).  

“O governo legitimo, de consenso, estará de volta obedecendo suas responsabilidades e a lei”, declarou Azzam Al-Ahmed, chefe da delegação do Fatah, que afirma que o governo de unidade será responsável por gerir “todas as instituições, sem exceções”. Pelo acordo, cuja transição será finalizada até o dia 1º de dezembro, a organização terrorista Hamas concorda em entregar o controle de Gaza ao governo do presidente palestino Mahmoud Abbas, líder do Fatah. A Autoridade Palestina assume, a partir de 1º de novembro, a gestão de Rafah, cidade que marca a fronteira entre o enclave e Israel. 

A reconciliação é vista como um passo que dá mais poder a Abbas em futuras negociações sobre a criação de um Estado palestino. As hostilidades entre Fatah e Hamas, grupo que travou três guerras contra Israel desde 2008 e prega a destruição do país, eram um grande obstáculo para um acordo de paz. De acordo com um oficial israelense, o país “irá acompanhar e atuar de acordo com o desenrolar dos acontecimentos”.

Nenhum comentário: