sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fracassso monumental do governo Sartori na negociação do contrato de recuperação fiscal das contas do Rio Grande do Sul


Fracassou rotundamente a tentativa do governo do muito incompetente e inapetente governador José Ivo Sartori (PMDB) de empurrar um plano fajuto para o governo e assim conseguir suspender o pagamento da dívida com a União por três anos. Esse seria o único benefício a ser alcançado por seu plano fajuto. O editor de Videversus avisou que não havia chance de prosperar uma bobagem como a que foi elaborada pela assessoria técnica da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e por seu secretário, o deputado federal Giovani Feltes. Foi na verdade um tremendo blefe.

Na reunião de quarta-feira, em Brasília, Giovani Feltes constatou que há uma pilha de entraves impedindo a chance de progressão de seu plano capenga. Os entraves dizem respeito ao comprometimento na correlação de pessoal com receita, e também devido ao fato de que o Estado do Rio Grande do Sul sofre da doença crônica do crescimento maior das despesas primárias, especialmente aquelas que envolvem pessoal, em relação à própria inflação. 

A Secretaria do Tesouro Nacional questiona o impacto dos aumentos progressivos concedidos aos servidores da área da Segurança e o crescimento vegetativo da folha, em função das progressões de carreira. O percentual ficou “bem acima da inflação” projetada no arremedo de plano do governo Sartori.  

A lei federal estabelecendo o regime de recuperação fiscal dos Estados é absolutamente clara em seus condicionantes e exigências de contrapartidas. E não há santo que consiga fazer um funcionário público federal aprovar proposta de acordo estadual sem que sejam cumpridas as exigências legais. Resumindo: o governo do muito incompetente e inapetente José Ivo Sartori está fazendo um jogo de "engana trouxa" com seus movimentos fadados ao fracasso.

Nenhum comentário: