segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Pais preparam ação indenizatória contra governo Sartori pela greve criminosa dos professores

Um grupo de pais de escolas públicas em Porto Alegre está se reunindo e recolhendo documentação para entrar na Justiça, junto a Vara da Infância e Juventude, com ação indenizatória contra o Estado (governo do muito incompetente governador peemedebista José Ivo Sartori) por causa da permanência da greve dos professores. 

Devido a essa greve criminosa, dezenas de milhares de crianças estão sem aulas, não vão ao colégio. Consequência: 1) mães e pais precisam alugar "cuidadoras" para que fiquem com as crianças enquanto estão no trabalho; 2) como as crianças ficam sem as refeições na escola, as "cuidadoras" também cobram pela alimentação que servem às crianças. 

Isso produz um tremendo rombo nas já arrombadas contas familiares dessas pessoas empobrecidas. O advogado que está montando a toda pressa a ação judicial vai pedir que todas as crianças sejam examinadas pelo Centro de Atendimento Psíquico da Infância e da Adolescência para a elaboração de laudo sobre os danos psicológicos sofridos pelos meninas e meninas com a interrupção do ano letivo. Também será pedida pericia para estabelecer o prejuízo que estão sofrendo em termos temporais e materiais diante de outras crianças que frequentam escolas privadas. 

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul pais irão à Justiça pedir indenização contra o Estado, e pagamento por danos morais, devido a uma greve do setor público. No caso, a criminosa greve dos professores. Eles recebem os salários mensalmente, embora com atraso de alguns dias, mas recebem, entretanto não dão as aulas. Receber sem trabalhar é crime. Se o Estado não combate o crime, então os país vão à Justiça. Alguns já falam em exigir na Justiça que o Estado seja obrigado a pagar escola privada para as crianças, como os municípios estão sendo obrigados a pagar no caso de creches, onde não existe a oferta de vagas na rede pública. E também como o Estado é obrigado a pagar no caso de remédios. No caso das crianças, a situação é muito grave, porque não recebem a educação prevista na Constituição e tampouco a alimentação recebida nas escolas. Isso é o que se chama de colapso do Estado por conta da criminosa incompetência e inapetência da classe política para enfrentar os graves problemas da falência econômico-financeira, e pela ação devastadora das corporações estatais. Se não há outra solução, então os pais irão apelar à Justiça.

Nenhum comentário: