domingo, 29 de outubro de 2017

Paraná alcança 80% do eleitorado recadastrado pelo sistema biométrico


Nesta semana o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná atingiu a marca de 6.359.245 eleitores revisados biometricamente. Isto representa exatos 80,07% do eleitorado estadual. Somente este ano foram registrados 2.084.165 atendimentos, o que equivale a 102,77% da meta prevista para este ano. Meta esta que foi atingida dois meses antes do prazo final de 2017, que termina dia 15 de dezembro. Até o momento, uma média de 208.416 eleitores foram atendidos por mês, incluindo aí os meses de janeiro, fevereiro e março que não contaram com os procedimentos de revisão obrigatória.

Para o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, “esta vitória reafirma a excelência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral do Paraná, alcançada a partir de um detalhado planejamento, aliado ao esforço coletivo de magistrados, promotores, servidores, requisitados e demais envolvidos no processo de recadastramento biométrico. Além disso, devo ressaltar o apoio contínuo e irrestrito das prefeituras, câmaras municipais e imprensa, que nos auxiliaram sobremaneira na divulgação, o que resultou no comprometimento dos eleitores que atenderam ao nosso chamamento”.

O Paraná possui exatos 7.942.159 eleitores. Em 2009, o município de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba, inaugurou a biometria no Estado. Desde então, a Justiça Eleitoral tem realizado um grande planejamento para que todos os eleitores sejam recadastrados biometricamente.

A meta do TRE/PR é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 já por meio da identificação das digitais. Com este objetivo, foi montado no interior do Estado, desde do dia 03 de abril passado, um grande mutirão de atendimento nas zonas eleitorais do interior.

Nenhum comentário: