quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Terrorista italiano Cesare Battisti tem prisão preventiva decretada


O juiz Odilon de Oliveira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, decretou a prisão preventiva do terrorista italiano Cesare Battisti. Ele havia sido preso em flagrante na quarta-feira, tentando atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia. Com ele, a Polícia Federal apreendeu 6.000 dólares (18.900 reais) e 1.300 euros (4.800 reais), além de “documentos diversos” e, ainda, o que os agentes rotularam de “objeto não classificado”. “A ordem pública recomenda a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva”, afirmou o juiz: “O contexto geral da ocorrência faz concluir, ao menos em caráter provisório, que Cesare Battisti, procurava se evadir do território nacional, temendo ser efetivamente extraditado". 

O magistrado afirmou ainda: “Considerada essa tentativa de fuga, nos limites de uma convicção provisória dever ser ela levada em conta também para efeitos de garantia da efetiva aplicação da lei penal". O terrorista italiano Cesare Battisti chegou por volta das 15h30, algemado, à sala de audiência, do Fórum Federal de Corumbá. O italiano foi ouvido por meio de videoconferência. Odilon de Oliveira estava em seu gabinete, em Campo Grande. A Polícia Federal autuou o terrorista Cesare Battisti em flagrante por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Em seu interrogatório, o terrorista assassino serial, condenado na Itália à prisão perpétua por terrorismo, disse que ia fazer pescaria e comprar roupas de couro no país vizinho.

O terrorista comunista assassino serial Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970, quando era membro do Partido Proletários Armados para o Comunismo, grupo ligado à extrema esquerda. Em 2004, o italiano fugiu de seu país e, três anos depois, foi preso no Brasil. Na ocasião, a Itália pediu a sua extradição e, em 2009, o STF autorizou sua saída. Porém, no último dia de seu segundo mandato, em 2012, o poderoso chefão da organização criminosa petista e então presidente Lula assinou decreto no qual negou o pedido do governo italiano. 

Desde 2016, com as mudanças ocorridas no Poder Executivo, os advogados do italiano afirmam que há notícias de que o governo italiano pretende intensificar as pressões sobre o governo brasileiro para obter a extradição. Em depoimento à Polícia Federal, nesta quinta-feira, o terrorista italiano Cesare Battisti disse que não tem receio de ser extraditado para a Itália, mesmo que haja pressão do governo italiano. Interrogado pelo delegado Iuri de Oliveira, da Delegacia da Polícia Federal em Corumbá, Battisti disse que “está protegido juridicamente contra uma extradição, pois o ministro César Peluso (do Supremo Tribunal Federal, aposentado) já julgou que a prescrição para os crimes pelos quais foi acusado teria encerrado em 2013″. O cara é um patife de grande calibre. Não há prescrição para os crimes que ele cometeu na Itália. 

Nenhum comentário: