quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A Guerra, segunda maior empresa de carrocerias no País, tem a sua falência decretada pela Justiça em Caxias do Sul



A Justiça gaúcha decretou nesta quarta-feira (8) a falência da Guerra SA Implementos Rodoviários. A decisão é da juíza Maria Olivier, da 4ª Vara Cível de Caxias do Sul. O plano de recuperação defendido pelos acionistas majoritários da Guerra previa a captação de novos recursos e o parcelamento das dívidas para a continuidade das atividades produtivas. Agora, diante da falência decretada, o administrador judicial tem a responsabilidade de liquidar o patrimônio da empresa para pagar os credores. 

A sentença da Justiça determina, por exemplo, que os sócios da sociedade empresária falida terão cinco dias, a partir da intimação, para apresentar a relação atualizada de credores. Além disso, os estabelecimentos devem ser lacrados e os bens, recolhidos. As dívidas da Guerra com os credores ultrapassam a casa dos R$ 200 milhões. As trabalhistas ficam em torno de R$ 14 milhões. 

Em julho, os credores da Guerra avaliaram em assembleia o plano de recuperação da empresa. O documento proposto pela companhia foi aprovado entre os credores das classes 2 (bancos) e 4 (microempresas e empresas de pequeno porte), mas foi reprovado pelos credores das classes 1 (trabalhistas) e 3 (incluindo fornecedores e bancos). Por isso, o entendimento não evoluiu.

Em outubro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul havia encaminhado parecer reprovando o plano de recuperação da empresa e optando pela declaração de falência como o melhor desfecho para o processo. A Guera era a segunda maior empresa de carrocerias do País. 

Nenhum comentário: