domingo, 19 de novembro de 2017

Banco Santander está denunciado na Operação Zelotes


O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra um auditor da Receita Federal, um diretor da área fiscal do banco Santander e mais duas pessoas no âmbito da Operação Zelotes, que apura crimes cometidos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A denúncia foi apresentada à 10ª Vara Federal de Brasília, que conduz a Operação Zelotes. O auditor Eduardo Cerqueira Leite e o diretor do Santander, Reginaldo Antônio Ribeiro, são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com os procuradores que assinam a peça, os crimes aconteceram em 2013 e 2014. Segundo os procuradores, o auditor da Receita, Eduardo Cerqueira Leite, tinha conhecimento sobre tributação envolvendo instituições bancárias e cobrou propina por atos que tomaria no exercício do cargo. Pela denúncia, o Santander teria se beneficiado de decisões favoráveis tomadas no âmbito da Delegacia Especial da Receita de Instituições Financeiras em São Paulo (Deinf-SP) através de um contrato simulado com um intermediário de Cerqueira Leite. O benefício do banco com as exonerações fiscais alcançadas, segundo a denúncia, chega a R$ 83 milhões.

Os procuradores do Distrito Federal incluíram na denúncia e-mails do auditor a intermediários que faziam os contatos com bancos. Segundo a denúncia, o Santander pagou quase R$ 5 milhões em contrato aos intermediários e ao auditor da Receita. Segundo a acusação, os crimes avançariam por 2015 não fosse a deflagração da Zelotes. 

Nenhum comentário: