quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Mais uma baixa no governo Marchezan Jr, pede demissão a secretária Maria de Fátima Zachia Paludo


Maria de Fátima Záchia Paludo pediu demissão nesta terça-feira (30) pela manhã e do cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte ao prefeito Nelson Marchezan, em Porto Alegre. Para formalizar a exoneração, uma carta de apenas cinco linhas foi ditada pela secretária, na própria prefeitura, com texto que não fala das razões da saída. 

A carta lacônica termina com um “agradeço a oportunidade e a confiança”. Maria de Fátima optou por não tornar públicos os motivos de sua saída. Mas garantiu a pessoas de sua confiança que não aguentava mais os entraves burocráticos. "As coisas também não andam porque falta uma política pública de assistência social", comentou com assessores.

Aos diretores da secretaria, pediu que levantassem todos os assuntos pendentes e fizessem atas. Disse que não estava saindo por divergências com a equipe nem por ameaças, como ocorreu com o ex-presidente da Fasc, Solimar Amaro. Garantiu que construiu uma boa relação com os movimentos sociais e que, se tivesse recebido alguma ameaça de morte, não se intimidaria. 

Nessas conversas, revelou que a gota d’água para a saída foi o projeto de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, que incluía a retirada de moradores de rua, uma legião de zumbis, dominados pela drogadição e pela tuberculose,  “com uma abordagem humanizada”. Estava combinado com outras secretarias de começar pelo viaduto da Avenida Borges de Medeiros, A operação aconteceria no feriado de 2 de novembro. Uma assessora avisou que o prefeito mandara suspender tudo, porque ele queria um projeto mais abrangente. "Diga que não vou suspender", respondeu a secretária. 

Mas, sem conseguir uma audiência para discutir o caso com Marchezan e explicar sua ideia de fazer a revitalização “por partes”, Maria de Fátima concluiu que seu prazo de validade na prefeitura tinha expirado antes de tirar do papel o projeto de regularização fundiária que se dispôs a tocar quando aceitou a missão. 

Nenhum comentário: