domingo, 5 de novembro de 2017

Municípios paranaenses discutem implantar consórcio para aterros de lixos



O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, se reuniram com prefeitos, secretários e técnicos de municípios da região Oeste do Paraná para mais uma rodada de negociações sobre a gestão dos resíduos sólidos. O encontro aconteceu na terça-feira (31), em Cascavel, e contou com representantes de 45 municípios, entre eles o prefeito de Matelândia e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menoncin.

A Secretaria do Meio Ambiente apresentou o programa Paraná Resíduos. A Sanepar apresentou o modelo de gestão e o trabalho de transformação do lixo em gás e energia feito pela CS Bioenergia. Em seguida, os participantes decidiram enviar, até o dia 9 de novembro (quinta-feira), por meio da Amop, a lista dos municípios que têm interesse em participar do consórcio intermunicipal.

O Governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente e a do Desenvolvimento Urbano está incentivando a formação de consórcios intermunicipais que tragam soluções sustentáveis e ambientalmente corretas para a destinação dos resíduos. O presidente da Sanepar explica que o governo busca o ordenamento melhor da questão e a eliminação dos lixões e pequenos aterros, centralizando em um único local o tratamento dos resíduos de vários municípios.

“Com isso, a proposta torna-se viável economicamente para os municípios, com a oferta do melhor tratamento dos resíduos e com o aproveitamento da transformação do gás em energia elétrica”, destacou o presidente. A ideia é a de que o primeiro consórcio nesta modelagem seja implantado no Oeste do Paraná.

O secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, disse que o objetivo principal é auxiliar os municípios nas questões de responsabilidade ambiental e que o Oeste foi escolhido para ser o pioneiro na proposta de solução coletiva por ter uma associação forte e atuante. “O consórcio na Amop pode ser protagonista de modelo único e exemplar para outras regiões do Estado e para o país”, apontou o secretário.

Para o presidente da Amop, o consórcio chega como uma excelente alternativa para os municípios que enfrentam grande problema com a destinação final de seus resíduos. Ele acredita que a proposta terá adesão em bloco da maior parte dos municípios do Oeste. “Esperamos que com o consórcio consigamos resolver de vez essa questão, que é tão séria para o meio ambiente”, explicou Rineu Menoncin.

“Com a consolidação do consórcio, queremos entrar em 2018 com a região da Amop sendo a primeira a aderir a essa nova modelagem de gestão adequada de resíduos sólidos”, disse o presidente da Sanepar. Mounir Chaowiche disse que, uma vez assinado o contrato, a Sanepar irá de imediato realizar o tratamento dos resíduos até que a usina de tratamento esteja concluída.

Também participaram do encontro o prefeito de Iguatu, Vlademir Barella, representando a Associação dos Municípios do Paraná (AMP); a presidente da CS Bionenergia, Fabiana Campos; o representante do BRDE, Paulo Ferreira, e Valdair Baggio, assessor do deputado estadual José Carlos Schiavinatto, que é incentivador do consórcio.

Nenhum comentário: