sábado, 18 de novembro de 2017

Partido Novo lança financista João Amoêdo à Presidência da Repúbica


No final da manhã deste sábado subiu ao palco, em São Paulo, o mais novo membro do Partido Novo, o economista e financista Gustavo Franco, um dos criadores do Plano Real, e que saiu há pouco tempo do PSDB. Ele falou para cerca de 1.300 convencionais e dirigentes partidários, na convenção que lançou o nome do financista João Amoêdo para a Presidência da República. Amoêdo foi sócio do banco BBA e vice-presidente do Unibanco. Ele é sócio do instituto Casa das Garças. Cada convencional pagou R$ 130,00 para participar do encontro nacional do partido. Uma delegação do Rio Grande do Sul viajou para São Paulo. Mateus Bandeira, candidato do Novo ao Piratini, foi escalado para falar durante a convenção. Mateus Bandeira é um ex-auditor de carreira da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ex-diretor da Despesa da Secretaria da Fazenda no governo de Yeda Crusius (PSDB), ex-secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul, ex-presidente do Banrisul, mas antes disse serviu como assessor dos petistas Antonio Palocci (no Ministério da Fazenda) e de Aloizio Mercadante (na assessoria da bancada do PT no Congresso Nacional). O Instituto Casa das Garças, do qual Amoêdo é sóccio, é uma instituição que reúne representantes do setor financeiro nacional, como: 
ANTÔNIO DE PÁDUA BITTENCOURT NETO | Sócio e Membro do Conselho Diretor
Fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças (desde agosto de 2003). Diretor da Paineiras Investimentos, responsável pelas estratégias macro e de câmbio (desde janeiro 2007). Foi trader de câmbio de 1990 a 1992, diretor responsável pela área de câmbio de 1993 a 2001 e sócio de 1992 a 2001 do Banco Icatu. Foi diretor da Icatu Finance and Investments Inc. (Cayman Islands) de 1997 a 2007. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CRISTINA CAMPELLO | Sócia e Membro do Conselho Diretor
EDMAR LISBOA BACHA | Sócio Fundador e Diretor
Edmar Lisboa Bacha é sócio fundador e diretor do Instituto de Estudos em Política Econômica/Casa das Garças. Nascido em Lambari, Minas Gerais, vive no Rio de Janeiro e é casado com a antropóloga Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da equipe econômica do governo responsável pelo Plano Real. Foi também presidente do BNDES, do IBGE e da Anbid (atual Anbima). Foi professor de economia em diversas universidades brasileiras e americanas. Tem inúmeros livros e artigos publicados sobre economia brasileira e latino-americana e sobre a economia internacional. É bacharel em economia pela UFMG e Ph.D. em economia pela Universidade de Yale, EUA.
LUIZ CHRYSOSTOMO DE OLIVEIRA FILHO | Sócio e Diretor
Sócio da NEO Investimentos, Diretor da ANBIMA e do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças. Foi Diretor Geral dos Bancos de Investimentos JPMorgan e Chase Manhattan (1999-2004), onde era Membro do Comitê Executivo para o Brasil e para a América Latina. Foi Sócio dos Bancos Cindam (1993-1996) e patrimônio de Investimentos (1997-1999), tendo chefiado o Gabinete de Desestatização do BNDES (1990-1992). Entre 1987 e 1991, lecionou nos Departamentos de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em Administração pela Wharton School, EUA.
JOSÉ CARLOS CARVALHO | Sócio e Diretor
José Carlos Carvalho é sócio da Paineiras Investimentos desde 2009. Anteriormente, foi chefe de pesquisa macroeconômica no Banco Pactual e na gestora JGP, onde também foi sócio-fundador. Formou-se bacharel em economia na UFRJ, mestre em economia na PUC/RJ, e Ph.D em economia pela Universidade de Yale, EUA.
Os empresários brasileiros, em sua grande e expressiva maioria, viveram sempre à sombra do Estado no Brasil, desfrutando do chamado capitalismo pára-estatal, em que o Estado entra com o capital, os capitalistas com a vontade de mamar e os brasileiros ficam encarregados de pagar a conta. Agora, depois de terem apoiado entusiasticamente o petismo durante todo o regime corrupto, criminoso, do PT, ele resolveram que é hora de assumir diretamente o poder, sem intermediação de partidos e políticos. Liberalismo no País, até agora, tem sido uma integral piada. Exemplo acabado disso é o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Na década de 80, em Porto Alegre, ele fundou o Instituto de Estudos Empresariais. O instituto deveria funcionar como uma escolinha do pensamento liberal para os jovens herdeiros de homens de negócios gaúchos. Todo mundo estudando desde Adam Smith até Mises, mas na hora dos negócios correm para o bolsa empresário, paga pelos brasileiros, e associam-se com o Estado. Jorge Gerdau Johannpeter ainda tem uma agravante: durante décadas se fez passar pelo arauto no Brasil dos programas de qualidade e produtividade da iniciativa privada aplicados à atividade publica. Viu-se um bom exemplo da sua ação nesse campo no conselho de administração da Petrobras, onde uma de suas máximas iniciativas consistiu na aprovação da compra inqualificável da refinaria de Pasadena. Se fizesse algo similar a isso no Grupo Gerdau seria chutado a pontapés na bunda porta afora pelos acionistas do grupo. 
Além disso, como partido do capital financeiro, os membros do Partido Novo vivem do Estado, vivem dos títulos públicos. Para eles é preciso que o Estado esteja sempre se endividando, e o público pagando, para que eles continuem ganhando muito dinheiro. 

Nenhum comentário: