domingo, 5 de novembro de 2017

Presidente Temer demitiu a secretária de Direitos Humanos


O presidente Michel Temer exonerou a Secretária de Cidadania do Ministério de Direitos Humanos, Flávia Piovesan. A demissão foi publicada na edição desta quarta-feira (1º) do "Diário Oficial da União" e assinada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Flavia Piovesan afirmou que deixou o cargo "a pedido", fato que não consta na publicação do "Diário Oficial da União". 

O presidente ainda não definiu quem substituirá Flavia Piovesan na secretaria. Ele pretende conversar durante o final de semana com especialistas na área de direitos humanos e definir um nome até segunda-feira (6). Em conversas reservadas,o presidente tem defendido que seja escolhido um nome técnico e que a estrutura se mantenha sob o comando de uma mulher. 

O afastamento, previsto há semanas, ocorre para que ela assuma cargo na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos). A saída acontece também após Flávia Piovesan ter criticado portaria do Ministério do Trabalho que mudava as regras para inspeção do trabalho escravo. Ela chegou a dizer que sentia tensão com a pasta e que enfrentou pressões internas no governo. 

Os comentários causaram irritação na equipe presidencial. Piovesan foi nomeada no ano passado em um esforço do presidente para compensar a ausência de mulheres em cargos de primeiro escalão de sua equipe. Especialista em direitos humanos e direito internacional, ela atuou na Organização das Nações Unidas e chegou a ser cotada para uma vaga no Supremo Tribunal Federal em 2012.

Nenhum comentário: