domingo, 5 de novembro de 2017

Trump quer acabar com a loteria de green cards


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou na quarta-feira (1) a intenção de revogar a "loteria de green cards" que permitiu a entrada no país do acusado uzbeque pelo ataque de Manhattan, Nova York. "Não queremos loterias, queremos um sistema baseado em mérito. É uma piada o que temos agora", disse o presidente em discurso. O programa, chamado oficialmente de Loteria de Vistos da Diversidade, começou em 1995 (governo de Bill Clinton) e sorteia anualmente estrangeiros para receberem autorização de residência, o green card. 

Foi assim que o uzbeque Sayfullo Saipov, acusado pelo ataque, ganhou a residência permanente no país em 2010. Para se habilitar, o imigrante precisa ter ensino médio completo e passar por triagem de segurança. O sorteio é feito pelo Departamento de Estado, com um programa de computador. São 55 mil vistos por ano. A medida, aprovada com o apoio de democratas e republicanos, visa ampliar a diversidade da população dos Estados Unidos por meio da regularização de imigrantes de países com baixa taxa de imigração. 

Brasileiros não participam do sorteio desde 2007, quando atingiram a marca de 50 mil imigrantes oficialmente no país. O presidente defendeu o endurecimento das restrições a estrangeiros nas fronteiras e disse avaliar enviar Saipov a Guantánamo. A prisão na base militar americana em Cuba não recebe novos detentos desde que Barack Obama anunciou que a fecharia, em 2009 - o que não ocorreu, embora o número de presos tenha caído de centenas para 41. Eles pairam em um limbo legal sob o status de "combatentes inimigos", que não lhes permite nem receber as proteções a prisioneiros de guerra garantidas pelas Convenções de Genebra nem garantias mínimas previstas pela Justiça dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: