quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

JAC Motors vai instalar em Goiás sua primeira fábrica no Brasil


A empresa Jac Motors vai instalar, em Goiás, a primeira montadora da marca no Brasil. A companhia informou que ainda avalia algumas cidades do Estado para receber a fábrica. Entre as possibilidades estão Itumbiara, no sul do estado, e Anápolis, a 55 km de Goiânia. A previsão é começar a montagem em dois anos. A marca chinesa já tinha anunciado a construção de uma fábrica no país em 2012, na Bahia, mas desistiu daquele plano no ano passado. Segundo a companhia, a unidade em Goiás deverá gerar 820 empregos diretos e indiretos. A previsão da Jac é produzir até 35 mil carros por ano. Os modelos que sairão da primeira fábrica brasileira da marca ainda não foram todos divulgados. O único confirmado é o SUV T40, que atualmente é importada. Para a implantação, a empresa informou que deve investir R$ 200 milhões. No plano inicial da fábrica na Bahia, havia sido anunciado um investimento de R$ 1 bilhão.


A mudança de planos da Jac aconteceu em meio à queda nas vendas das marcas chinesas no Brasil. Ela chegou ao país em 2011, com a abertura de 46 concessionárias de uma vez. Naquele ano, emplacou 23,7 mil carros. No entanto, logo no final de 2011, o governo brasileiro anunciou aumento de 30 pontos percentuais no IPI para carros importados, a fim de combater, justamente, o crescimento dos chineses nas vendas. Desde então, as vendas da Jac declinaram, assim como o mercado geral de veículos novos.

Segundo o governo de Goiás, o estado abriga quatro montadoras: Caoa Hyundai, Mitsubishi, Suzuki e John Deere. A Caoa Hyundai deverá passar a produzir também carros da Chery, após comprar 50% da operação da marca chinesa.

Nenhum comentário: