sábado, 23 de dezembro de 2017

Justiça autoriza ação para depor vice-presidente equatoriano

A Corte Constitucional do Equador autorizou na quinta-feira (21) o julgamento político do vice-presidente Jorge Glas, preso e acusado de receber US$ 14,1 milhões de propina da Odebrecht. O tribunal acolheu recurso da oposição ao presidente comuno-bolivariano Lenín Moreno, que rompeu com seu partido ao defender as investigações e afastar o correligionário do cargo em agosto. Agora, o Congresso poderá instaurar uma comissão para recomendar ou descartar a destituição. Para isso, é preciso o apoio de ao menos 25% dos membros do Congresso -35 dos 137 deputados.

A abertura do processo deve ser assegurada pela oposição, que tem 63 cadeiras. Se aprovado o parecer na comissão, o texto vai a plenário, onde precisa ser aprovado por dois terços dos integrantes da Casa, ou 92 legisladores. A decisão saiu no mesmo dia em que a Justiça rejeitou recurso de Glas para suspender a pena de seis anos de prisão por associação criminosa no caso da propina da Odebrecht.

A medida de suspensão condicional da pena foi negada devido à falta de dois requisitos: condenação a pena inferior a cinco anos e ausência de agravantes. Ao comentar a rejeição do recurso, o vice equatoriano disse que "foi mais um passo no plano para se tomar a Vice-Presidência de maneira ilegítima". Glas ainda é acusado de peculato, enriquecimento ilícito, formação de quadrilha, ocultação de bens, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Nenhum comentário: