quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Raquel Dodge reitera pedido de Janot para rescindir delação de Joesley Batista e Ricardo Saud

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal reforçando um pedido para rescisão definitiva do acordo de delação premiada firmado entre o órgão, o empresário açougueiro bucaneiro Joesley Batista, do grupo J&F, e Ricardo Saud, executivo do grupo. A colaboração foi suspensa em setembro a pedido do antecessor de Raquel Dodge, Rodrigo Janot, por suposta omissão e má-fé dos delatores – eles teriam deixado de informar sobre suposta orientação prestada pelo ex-procurador Marcello Miller nas negociações, enquanto ainda integrava o Ministério Público. A decisão sobre a rescisão definitiva do acordo – que pode enterrar de vez os benefícios que haviam sido concedidos a Joesley e Saud – cabe ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.

No documento, Raquel Dodge refuta argumentos das defesas de Joesley e Saud para manter os acordos de colaboração – os dois estão presos atualmente. Os advogados dizem que foram os próprios delatores que entregaram a gravação de uma conversa na qual falam sobre Miller, como complementação à delação premiada. Além disso, negam má-fé, alegando que contrataram o ex-procurador como advogado – para ajudar no acordo de leniência da JBS – sem saber de qualquer impedimento, já que ele estava de saída do Ministério Público à época, entre abril e maio deste ano. Raquel Dodge diz que esses fatos só chegaram ao conhecimento da Procuradoria Geral da República no dia 31 de agosto deste ano, quando o áudio da conversa entre Joesley e Saud foi entregue – tratava-se do prazo final para complementar a delação. Para ela, a colaboração de Miller deveria ter sido informada desde o início das negociações, no começo deste ano.

“Trata-se, portanto, de forte indício, e não mera especulação, a reforçar que os colaboradores agiram movidos pelo intuito de ludibriar o MPF e proteger aliados, em conduta claramente desleal e afrontosa ao pacto que fizeram nos Acordos de Colaboração Premiada e à justiça”, diz Raquel Dodge na manifestação enviada ao STF.

Nenhum comentário: