sábado, 23 de dezembro de 2017

Sema aprova licença prévia para instalação de aterro sanitário em Sinop, no Mato Grosso


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aprovou e o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Consema) referendou a licença prévia para instalação de um aterro sanitário particular em Sinop que terá capacidade para receber 6 mil toneladas de lixo por mês. “Agora devemos protocolar, até fevereiro, o Plano Básico Ambiental (PBA) para a Sema dizer qual é a compensação que a empresa deve executar. Após o cumprimento das condicionantes é liberada a licença de instalação”, afirmou, a engenheira ambiental da empresa, Renata Grasel.

O aterro será construído em uma área de 100 hectares, nas proximidades da MT-140 (rodovia que dá acesso Sinop-Santa Carmem), a cerca de 22 quilômetros do centro da cidade. “Apresentamos os estudos que foram feitos na área em que será construído o aterro com os impactos ambientais. A previsão de investimento global ficará em torno de R$ 47 milhões, em 30 anos de operação. Esse valor é aplicado com o passar dos anos. Vamos agregar um número muito grande de pessoas empregadas neste processo”, diz a engenheira. 

O aterro deverá atender, além de Sinop, os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sorriso, Vera, Cláudia, Nova Ubiratã e Porto Dos Gaúchos. “O empreendimento terá capacidades de atender inicialmente essas cidades podendo ampliar futuramente. O impacto é o mesmo independente da quantidade de resíduos recebidos. A idéia é justamente atender os municípios do entorno e reduzir os custos”, acrescentou.

A estimativa da empresa é que a licença de instalação para que o aterro comece a ser construído seja emitida até agosto do ano que vem. Os estudos para implantação do aterro começaram em 2015. Atualmente, Sinop destina, por meio de uma empresa contratada por licitação, os resíduos sólidos urbanos até o distrito de Primaverinha, em Sorriso, onde há um aterro operado pela mesma empresa.

Nenhum comentário: