quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Chega aos Estados Unidos o primeiro navio russo com gás


O navio-cisterna Gaselys, da empresa francesa Engie, atracou no porto de Boston com a primeira carga de gás natural liquefeito (GNL) russo, informou a agência Bloomberg. Representantes da guarda costeira norte-americana confirmaram informações sobre a chegada do navio.


No início de janeiro, foi informado que os Estados Unidos iriam receber a primeira remessa de gás liquefeito russo da empresa Yamal LNG. Primeiro, o gás foi transportado para o porto britânico situado na ilha de Grain e depois transferido para o navio-cisterna Gaselys, com destino a Boston. A embarcação devia ter chegado ao porto de destino em 20 de janeiro, mas teve que alterar a rota. A empresa proprietária do navio explicou a mudança pelas más condições climáticas.

Além disso, um segundo navio-cisterna, o Provalys, carregado com GNL russo, rumará em breve aos Estados Unidos. De acordo com a Bloomberg, este deve chegar ao destino em 15 de fevereiro. O Provalys receberá o gás na cidade francesa de Dunquerque e depois se dirigirá ao nordeste dos EUA, que tem falta de combustível devido à insuficiência de fornecimento de gás de xisto de outras partes do país.

Os Estados Unidos compraram o combustível russo após os preços do gás na costa oeste terem atingido 6,3 mil dólares por mil metros cúbicos. O aumento do preço se deve às condições climáticas. O s, o ministro da Energia da Rússia, Aleksandr Novak, afirmou que a Rússia não sente qualquer euforia por causa da primeira entrega de gás russo aos EUA, pois o mercado de GNL é global. "As moléculas são russas, mas de fato o gás é propriedade dos que o compraram. Isso quer dizer que o mercado de GNL é global", explicou.

Nenhum comentário: