terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Confirmada primeira morte por febre amarela em Juiz de Fora


A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã de sexta-feira (26) a primeira morte por febre amarela em Juiz de Fora. A vítima é um homem de 58 anos, que faleceu no dia 18 de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Na ocasião, por causa da doença, ele precisou passar por um transplante de fígado, mas não se recuperou. Esta é terceira morte causada por febre amarela na região. Os outros casos foram em Mar de Espanha e Goianá. De acordo com o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, o Hospital Dr. João Penido foi definido como unidade de referência para os casos suspeitos de febre amarela em Juiz de Fora e na região. Também foi definida uma “Sala de Situação”, que ficará na SRS e contará com reuniões diárias entre Estado e Município para avaliações. “Serão feitas duas reuniões diárias para análise da situação dos casos suspeitos de febre amarela na região e definição das novas estratégias a serem adotadas pela parceria entre a SES-MG e as secretarias municipais”, explicou. 

A secretária Municipal de Saúde, Elizabeth Jucá, atualizou que 28 casos foram colocados em investigação na região, sendo oito deles referentes a pessoas residentes em Juiz de Fora. Destes, um foi descartado e outro confirmado com a doença. Ela destacou ainda que, entre os outros seis casos, dois tratam-se de pessoas que estavam fora da cidade quando identificaram os sintomas. O subsecretário lembrou ainda que foram emitidos recentemente dois decretos de situação de emergência em saúde em cidades de Minas Gerais, sendo que o segundo, publicado nesta quinta-feira (25) incluiu as cidades de Juiz de Fora e Barbacena. Ele destacou que isto não significa que as cidades estão em situação de surto e revelou que a única região nesta situação é a metropolitana de Belo Horizonte. 

“A inclusão das cidades no decreto de situação de emergência não significa que elas estejam em situação de surto, mas confirma que o vírus está em circulação na região. O documento é uma importante ferramenta para agilizar as ações a serem desenvolvidas nestas cidades, tendo em vista que elas são referência para outros municípios da região”, esclareceu.

De acordo com a secretária de Saúde, Juiz de Fora já atingiu o índice de 91,5% de pessoas imunizadas e os agentes iniciaram novas ações para atingir a meta de 95%, como por exemplo o serviço de busca ativa, principalmente na zona rural da cidade. Até o momento foram registradas seis mortes com suspeita de febre amarela na cidade.  

Nenhum comentário: