segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Justiça americana acusa formalmente 13 russos de interferir na eleição dos Estados Unidos


O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na sexta-feira (16) a acusação formal de 13 cidadãos e três entidades russas por interferir nas eleições presidenciais de 2016, em atividades que teriam começado em 2014.  "Um grande júri federal do Distrito de Columbia apresentou acusação formal contra 13 cidadãos e três entidades russas acusadas de violar leis criminais para interferir nas eleições e nos processos políticos dos EUA", informou o escritório do procurador especial Robert Mueller, encarregado de investigar a suposta interferência russa na política americana. As acusações alegam que os russos se passavam por cidadãos americanos criando personagens falsos e roubando as identidades de americanos reais. 

Afirmam ainda que o objetivo dessas pessoas e entidades era apoiar a campanha do então candidato Donald Trump, agora eleito, e prejudicar a oponente democrata Hillary Clinton, e que alguns dos réus, enquanto se passavam por americanos, se comunicaram com "indivíduos não conscientes associados à Campanha Trump e com outros ativistas políticos para procurar coordenar atividades políticas".  "As operações dos réus incluíram apoiar a campanha presidencial do então candidato Donald J. Trump e depreciar Hillary Clinton", diz a acusação. "Os réus fizeram várias despesas para realizar essas atividades, incluindo a compra de anúncios políticos em mídias sociais em nome de pessoas e entidades dos Estados Unidos", prossegue. 

"Esta acusação serve como uma lembrança de que as pessoas não são sempre o que parecem ser na internet", disse Rod Rosenstein, vice-procurador-geral. "A acusação alega que os conspiradores russos querem promover a discórdia nos Estados Unidos e prejudicar a confiança do público na democracia. Não devemos permitir que eles tenham sucesso ". A Casa Branca disse que as acusações mostram que não houve conluio entre a campanha de Trump e a Rússia. 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, por sua vez, afirmou que as acusações apresentadas são "absurdas". "Treze pessoas interferiram nas eleições dos EUA?! Treze", escreveu Zakharova escreveu no Facebook.

Nenhum comentário: