quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Luciano Huck usou o dinheiro da bolsa empresário, o mais barato do mundo, pago pelos brasileiros com o juro mais alto do mundo, para comprar jatinho da Embraer




O apresentador Luciano Huck usou, em 2013, um empréstimo de R$ 17,7 milhões do BNDES para comprar um jatinho particular da Embraer. Ou seja, ele usou dinheiro da "bolsa empresário", dinheiro baratissimo do banco público, pago com o juro mais alto do mundo pelos brasileiros, o que aumentou de maneira descomunal a dívida pública brasileiro. O financiamento, do programa BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), teve como beneficiária a Brisair Serviços Técnicos e Aeronáuticos Ltda., da qual Luciano e Angelica Huck são sócios, e o Itaú como instituição financeira intermediária. Os juros do empréstimo foram de 3% ao ano, com 114 meses de amortização para o pagamento. Luciano Huck diz que "o Finame é um programa do BNDES de incentivo à indústria nacional, por isso financia os aviões da Embraer". Huck usa o avião duas vezes por semana para gravar seu programa para a Rede Globo. A matrícula do avião é PP-HUC. Segundo o registro na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave comporta oito passageiros e pertence atualmente ao Itaú, sendo a Brisair sua operadora.

Em nota, o BNDES afirma que as condições seguiram as "definidas pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), vigente à época, com taxas de juros fixas entre 3% a.a. e 3,5% a.a.". Segundo o banco, as taxas eram oferecidas a qualquer empresa que obtivesse financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos. Ainda de acordo com a nota, o processo de concessão de financiamento do BNDES Finame é realizado por meio de agentes financeiros credenciados, que podem ser bancos, cooperativas e agências de fomento, por exemplo. "O BNDES repassa os recursos para os agentes, que analisam o risco de crédito e decidem pela concessão do financiamento". Muitos outros "amigos" da organização criminosa petista, como foi o caso do megalixeiro Wilson Quintella Filho, dono da empresa lixeira Estre, envolvidos nas investigações de corrupção da Operação Lava Jato, também compraram jatinhos da Embraer com esse dinheiro extremamente barato, pago com juros altíssimos pelos brasileiros. Wilson Quintella Filho usava seu jatinho também para lazer, como a viagem que fez no segundo semestre do ano passado a Punta del Este. Como ele é delator na Operação Lava Jato, como conseguiu sair do País: 

Nenhum comentário: