terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Produção de veículos sobe 24,6% no Brasil em janeiro, diz Anfavea


Com recorde nas exportações, a produção de veículos no Brasil subiu 24,6% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nesta terça-feira (6) a associação das montadoras (Anfavea). Foram fabricados 216.834 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado, enquanto em janeiro de 2017 a indústria estava em 174 mil unidades. "Estamos saindo daquela fase mais depressível. É um número bem razoável para janeiro, ficamos na média dos últimos 10 anos ", afirmou Antônio Megale, presidente da Anfavea.

As exportações seguem ajudando na recuperação da indústria automotiva nacional. Em janeiro, foram 47 mil unidades enviadas para fora - um novo recorde para o mês, superando a marca de 46 mil registrada em 2006. "Janeiro passado foi o melhor da história, então estamos encaminhados para bater o recorde no ano em exportações", apontou Megale. 

As vendas internas, por sua vez, também estão se recuperando, com 160 mil veículos novos licenciados e avanço de 23,1% em janeiro. No entanto, Megale ressaltou que a comparação é em relação a uma base baixa, de 130 mil unidades. No início de 2015, por exemplo, o nível era de 208 mil. "Janeiro e fevereiro são meses de sazonalidade baixa, o ano está começando. Mas o número de vendas não foi ruim."

Com a retomada, a situação dos trabalhadores do setor começou a voltar ao normal na metade do ano passado, e algumas marcas até abriram vagas. No final de janeiro, 128,9 mil pessoas trabalhavam no setor, o que representa um crescimento de 1,7% sobre o número do início de 2017. No entanto, 1.721 funcionários ainda estão com os contratos suspensos (lay-off) ou então com salários e jornada reduzidos no Plano Seguro-Emprego (PSE) do governo federal. No final de dezembro, eram 1.885.

Nenhum comentário: