quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Secretaria do Meio Ambiente do Pará multa refinaria da criminosa Hydro, empresa do governo da Noruega




A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA) determinou que a empresa Hydro Aluminorte reduza em 50% a produção da refinaria. A notificação foi apresentada nesta terça-feira (27) pelo órgão, depois que a companhia não reduziu em 48 horas os níveis das bacias de resíduos em Barcarena, na região metropolitana de Belém. A empresa também será multada em até R$ 1 milhão por dia pelo descumprimento da ordem. A companhia afirmou que diminuiu os índices, mas não chegou ao limite de um metro, como havia sido especificado pela Semas.

A determinação de redução dos níveis foi dada após laudo encomendado pelos ministérios públicos federal e estadual constatarem que rejeitos de beneficiamento de bauxita da empresa foram despejados no meio ambiente em 17 de fevereiro, após fortes chuvas na região. 

Segundo a Semas, a empresa Mineração Paragominas também foi notificada "para que suspenda a operação do Sistema de Rejeitos I, em Paragominas, onde é feita a extração de bauxita, matéria-prima da refinaria Hydro, em Barcarena", as duas empresas pertencem ao mesmo grupo norueguês Norsk Hydro, maior refinaria de alumina do mundo, que transforma bauxita em alumina, que depois vira alumínio.

Nenhum comentário: