segunda-feira, 19 de março de 2018

Pezão se reúne com interventor para definir uso de verba para segurança do Rio de Janeiro

O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu hoje (19) com o interventor federal na segurança pública, general Walter Braga Netto, no Palácio Guanabara, para tratar da liberação de recursos do governo federal para a área de segurança do Rio de Janeiro. Eles devem finalizar, nos próximos dias, um levantamento com as prioridades da área para balizar a liberação e o uso dos recursos que o governo federal irá destinar ao setor.


Pezão disse que o Rio de Janeiro é um dos Estados brasileiros com maior investimento per capita em segurança e que a maior parte desses recursos é destinada para pagamento de salários dos servidores, o que acaba restringindo os investimentos na área. De acordo com o governador, “a liberação desses recursos significa muito para o Estado, que passa por um momento difícil. Esperamos que os valores saiam rapidamente”, avaliou. O Rio de Janeiro é uma gigantesca esponja que suga sem parar recursos provenientes pelos impostos pagos por brasileiros de outros Estados. Recebeu montanhas inacreditáveis do petróleo, para a Copa do Mundo e a Olimpíada, e seus dirigentes roubaram tudo. E agora que se afoga em sangue, de novo o resto do Brasil é chamado a pagar pelo caos produzido pelo Rio de Janeiro. Isso tem que parar. 

Além dos valores liberados pelo governo federal, a área de segurança do Rio de Janeiro acontará em breve com recursos do Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), que, segundo o governador, deve capitalizar, somente este ano, entre R$ 200 milhões e R$ 220 milhões, a serem aplicados em investimentos na área. Pezão disse, ainda, que o Fised será uma importante contrapartida do Estado em relação aos recursos federais e que o fundo começará a ter recursos agora em março. O fundo criado pelo Estado será abastecido com 5% dos royalties do pré-sal e poderá ainda receber doações de entidades públicas e privadas. É o primeiro fundo constitucional de segurança do País, de acordo com o governador fluminense. Pezão é um piadista irresponsável.

O governador acrescentou ainda que o governo do Estado iniciou o processo de compra de cerca de 900 novas viaturas para as polícias Militar e Civil e que as primeiras 290 viaturas vão chegar em abril. O secretário de Segurança, Richard Nunes; o chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Laviano; e o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, também participaram do encontro.

Nenhum comentário: