terça-feira, 3 de abril de 2018

General Villas Boas posta no Twitter um aviso ao Supremo, dizendo que "Exército está atento às suas missões institucionais" e repudia impunidade


O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou em rede social nesta terça-feira (3), véspera do julgamento do habeas corpus impetrado pelo bandido corrupto, lavador de dinheiro, chefe da organização criminosa petista e ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal, que repudia "a impunidade". Ele escreveu que o Exército está ainda "atento às suas missões institucionais", sem detalhar o que pretendeu dizer com a expressão.


O general fez duas postagens na noite desta terça-feira (3). Na segunda, afirmou: "Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais". Na primeira postagem, o general escreveu: "Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?". Quarenta e cinco minutos depois das postagens, os comentários tinham cerca de 4.500 "curtidas". O comandante do Exército tem 118 mil seguidores no Twitter. As afirmações do general surgem em um momento de tensão social e política, com protestos ocorridos ou marcados em várias partes do país contra e a favor de Lula. Em resposta ao general, o comandante militar da Amazônia até o mês passado, general Antonio Miotto, afirmou: "Comandante! Estamos juntos na mesma trincheira! Pensamos da mesma forma! Brasil acima de tudo! Aço!". 

O juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, reproduziu o comentário do general no Twitter com um emoji (ícone usado em trocas de mensagens) de aplauso.  A assessoria do Comando do Exército disse que as mensagens são de autoria do general Villas Bôas e informou que não poderia dar mais detalhes sobre o objetivo da manifestação, por serem a expressão do pensamento próprio do comandante. 

Para o senador e pré-candidato à Presidência Álvaro Dias, do Podemos, Villas Boas fez “uma advertência oportuna”.  “Se ocorrer o divórcio dessa instituição essencial ao estado de direito – o STF – e as aspirações visíveis da sociedade brasileira contra a impunidade, será a falência da República. O general Vilas Boas coloca o Exército brasileiro em sintonia com o desejo do nosso povo de ver nascer uma nova Justiça onde todos serão iguais perante a lei". Flavio Bolsonaro, filho do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) e deputado estadual no Rio, disse: "As Forças Armadas, como sempre, ao lado da Constituição e da democracia!"

Resta evidente que, se o comandante do Exército Nacional sentiu a necessidade, na véspera do julgamento do habeas corpus do bandido criminoso petista Lula, de emitir esse forte e incisivo aviso, é porque precisou dar expressão à inquietação das fileiras das Forças Armadas com o golpe institucional, a quebra da ordem, que está sendo arquitetada pelo Supremo Tribunal Federal, especialmente pelos ministros Celso de Mello (o arquiteto do golpe hermenèutico), Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. 

Nenhum comentário: