sábado, 28 de abril de 2018

O Brasil perde mais uma fatia importante do humor, morre Agildo Ribeiro, aos 86 anos

Morreu neste sábado, 28, o humorista Agildo Ribeiro, aos 86 anos, em sua casa no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. O artista tinha problemas cardíacos, o que não o impediu de participar recentemente de uma homenagem do programa Tá no Ar, da Rede Globo, sob a pele de um dos seus mais famosos personagens, o professor Aquiles Arquelau — sempre ao lado do seu assistente a quem chamava de “múmia paralítica”, um bordão que virou clássico, e o maior fã declarado da atriz Bruna Lombardi. O velório de Agildo Ribeiro será neste domingo (29), a partir das 10 horas, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju. Em seguida o corpo será cremado, em cerimônia restrita à família.


Com pai militar e político, Agildo Ribeiro estudou em colégio militar, mas isso não evitou que o seu talento no humor viesse à tona. Dentro do colégio era conhecido com “Agildinho” e era a sensação dos colegas pelas suas imitações bem feitas, segundo o Memorial Globo, empresa em que trabalhou praticamente por toda a vida. Sua carreira, porém, começou no rádio, com tipos que fizeram sucesso e o levaram para o teatro de revista, onde estreou como ator. Sua ida para a Rede Globo se deu na década de 1960, onde passou a estrelar programas de humor, muitos deles ao lado de Jô Soares.

Entre os principais programas feitos na emissora, se destacam TNT (1965); TVO-TV(1966); Balança Mais não Cai (1968); Mister Show (1969) ; Chico City (1973); Satiricom (1973); Planeta dos Homens (1976); Estúdio A... Gildo (1982); Escolinha do Professor Raimundo (1999); Zorra Total (1999) e o novo Zorra (2015). Inesquecível também para muitas gerações foram os programas que dividiu como ratinho Topo Gigio, em 1969. O artista participou também de mais de 30 filmes no cinema, e chegou a trabalhar como ator de três novelas da Globo: De Quina pra Lua (1985); A Lua me Disse (2005) e Escrito nas Estrelas (2010). Também participou do Sítio do Pica Pau Amarelo e da série As Cariocas. Filho do militar e político Agildo Barata, o humorista casou cinco vezes, sendo um desses casamentos com a atriz Marília Pera, morta em 2015. 

Nascido em 26 de abril de 1932 no Rio de Janeiro, Agildo iniciou sua carreira artística no teatro e teve seu talento reconhecido por Paulo Francis. No papel de João Grilo, no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, seu desempenho foi aclamado. Participou do politizado grupo Opinião, no qual brilhou em várias peças, entre elas O Inspetor Geral, de Gogol. A partir dos anos 70, a fama alcançada como apresentador de Topo Giggio, e, mais tarde, o sucesso de tipos como o professor de filosofia, em programas humorísticos, o afastariam dos palcos. Daí em diante só pisaria no teatro com shows nos quais ele seria a estrela. “Não me arrependo de nada do que fiz, mas sim de alguns papéis que recusei”, disse ele em 1997. 

Nenhum comentário: