terça-feira, 10 de abril de 2018

Porto Alegre é um lixo só, espalhado pelas calçadas, com a greve dos garis da fraudadora BA Ambiental


A coleta do lixo orgânico domiciliar na capital gaúcha foi interrompida nesta segunda-feira pela empresa BA Ambiental, que tem contrato com a prefeitura. Moradores de diversos bairros de Porto Alegre acordaram nesta terça-feira (10) com o lixo orgânico nas calçadas. O secretário de Serviços Urbanos, vereador Ramiro Rosário, informou que uma greve de garis da prestadora afeta o serviço de coleta. "Com isso, o atendimento dos bairros previstos para esta madrugada e manhã estão prejudicados, como é o caso do bairro Petrópolis", disse Ramiro Rosario. 

Os trabalhadores pararam por falta de pagamento dos salários. O secretário esclareceu que os pagamentos da prefeitura estão em dia. "Não há atraso de repasses. Estamos averiguando o problema junto à empresa. A paralisação total ou parcial dos serviços poderá acarretar em sanções contratuais à terceirizada", preveniu o secretário. A pasta informou ainda que o problema atinge a coleta manual orgânica, com os caminhões e garis. A coleta automatizada do lixo que é colocado nos contêineres e seletiva estão normais, garantiu o secretário. 

A prefeitura diz que a empresa BA foi multada em janeiro deste ano em R$ 130 mil devido a problemas na operação dos GPS dos caminhões. Os aparelhos, que são exigência contratual, não estavam funcionando. O monitoramento permite controlar a coleta em tempo real pelo município. É inacreditável que a prefeitura de Porto Alegre ainda não tenha rompido o contrato com esta empresa, que foi pega em fragrante praticando fraude na coleta do lixo, adicionando blocos de concreto na caçamba dos caminhões para aumentar a pesagem na estação de transbordo da Lomba do Pinheiro. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e os antigos dirigentes do órgão, como seu ex-diretor geral, hoje vereador Carus, do PMDB, são investigados em um inquérito movido pelo Ministério Público do Estado, secreto, a respeito do qual nada se sabe e que não informa nenhuma providência tomada. 

Nenhum comentário: