domingo, 1 de abril de 2018

Praia de Iracema, cartão posta de Fortaleza, recebe Wi-Fi grátis; investimento é de R$ 1,5 milhão


A Praia de Iracema ganhou rede Wi-Fi grátis de alta velocidade. O serviço foi lançado no Centro Cultural Belchior pela prefeitura de Fortaleza e é uma parceria publico privada (PPP) com a empresa de tecnologia Mob Telecom, a primeira empresa local a se instalar pelo Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativo de Fortaleza (Parqfor). Como contrapartida de benefícios fiscais, além da Praia de Iracema, a companhia vai levar Wi-Fi para 60 praças públicas de Fortaleza até 2020. “Esta é uma primeira ação, mas são diferentes modelos de arranjos públicos-privados para levar Wi-Fi para espaços da Cidade. Já temos em terminais e, até julho, vamos expandir para todos os ônibus. Mas a idéia é levar conexão para 200 praças”, afirma o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O investimento deste primeiro projeto é de R$ 1,5 milhão a ser arcado pela Mob Telecom. A empresa, que tem um Data Center de médio porte na avenida Abolição desde 2010, foi beneficiada pela recente ampliação da área do Parqfor até a avenida Vicente de Castro, próximo ao Porto do Mucuripe.  O gerente executivo da Mob, Glauber Luna, explica que o serviço será disponibilizado inicialmente na Praia de Iracema, da rua dos Tabajaras, na altura do Piratas Bar, até o Centro Cultural Belchior, na rua dos Pacajus. Em 30 dias, quando devem sair as demais licenças de operações, o serviço deve ser estendido até à Beira-Mar, próximo a estátua de Iracema.

Serão usados dez equipamentos de transmissão da rede de fibra óptica própria da empresa, que possibilitará ao usuário trafegar com velocidade de até 72 megas. “Seria uma super banda larga. Vamos deixar a rede aberta. O usuário vai conseguir acesso à internet com a mesma velocidade que teria no acesso residencial, de forma rápida e segura”. Glauber explica que, para usar a rede, não será necessário ter 3G e nem preencher formulário. Basta fazer o chamado login social acessando uma conta do Google ou Facebook. “O objetivo é fazer com que os ambientes públicos sejam utilizados pelas pessoas no dia a dia, oferecendo rede de acesso com segurança. É uma forma de estimular a ocupação dos espaços públicos pelas famílias”. 

No contrato de PPP há a possibilidade de a empresa explorar também a veiculação de propagandas no serviço. Por fazer parte agora do Parqfor, a empresa terá direito, dentre outros benefícios, de redução de até 60% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e de até 100% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Ele explica que, como a estrutura da empresa já está montada, o foco agora é expandir as operações: “Atualmente, já somos a empresa local que mais atua no atacado no Norte e Nordeste. Temos mais de 400 clientes, entre provedores pequenos e médios”. Além da Mob Telecom, também está em processo de instalação no Parqfor o Data Center da Angola Cables. 

Nenhum comentário: