sexta-feira, 11 de maio de 2018

Petista bandido Delúbio Soares é aplaudido ao se despedir para ir para a cadeia, muito em breve


Condenado a seis anos de prisão pela Operação Lava Jato, o ex-tesoureiro do PT, o bandido mensaleiro Delúbio Soares arrancou aplausos dos petistas ao se despedir, na manhã desta sexta-feira (11), dos integrantes da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), maior força interna do partido. 
Prestes a ser preso após decisão do TRF-4, Delúbio Soares se emocionou ao afirmar, na reunião da CNB, que não poderá estar ao lado dos correligionários na organização da próxima campanha presidencial. Após defender a candidatura do bandido corrupto, lavador de dinheiro, chefe da organização criminosa petista e ex-presidente Lula, a estruturação das campanhas nos Estados e o fortalecimento da corrente, o delinquente reincidente Delúbio Soares disse que espera voltar em breve ao convívio dos petistas. No dia 26 de março, o ex-tesoureiro foi condenado pelo TRF-4 por lavagem de dinheiro em processo referente a empréstimo de R$ 12 milhões do grupo Schain ao pecurialista José Carlos Bumlai. Amigo de Lula, Bumlai afirmou, em delação, que o PT era o destinatário do dinheiro.

Ele já tinha sido condenado a seis anos e oito meses de prisão no processo do Mensalão do PT pelo crime de corrupção ativa. Preso em 2013, foi autorizado no fim de setembro de 2014 a cumprir o restante da pena em prisão domiciliar. Em março de 2016, o Supremo Tribunal Federal concedeu o perdão da pena. Desde então, Delúbio tinha participações discretas nos encontros partidários.


Na reunião da CNB — ocorrida nestas quinta e sexta-feiras, em São Paulo — o ex-tesoureiro foi efusivamente ovacionado também ao chegar ao segundo andar da sede do PT. Além dele, o ex-presidente do PT, o igualmente bandido mensaleiro José Genoino — outro condenado durante o processo do Mensalão do PT — teve papel relevante ao fazer uma apresentação sobre tática eleitoral. Reunidos por dois dias, os mais de cem integrantes da CNB decidiram levar adiante a campanha de Lula após forte intervenção do ex-presidente. Já na manhã desta sexta-feira, o tesoureiro do PT e ex-prefeito de Osasco, Emídio de Souza, foi porta-voz de um recado enviado na véspera por Lula. Um dia depois de visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, Emídio transmitiu um apelo do ex-presidente. Disse que Lula não abria mão de concorrer à Presidência e pedia para que a campanha fosse intensificada nos estados.

Dois dias antes, Lula afirmou, em carta à presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que sua candidatura está mantida. Chefe de gabinete da presidência do PT, o ex-ministro Gilberto Carvalho afirma que a mensagem foi importante por espantar o fantasma do plano B que pairava sobre o partido. O ex-ministro diz ainda que o partido deverá procurar uma aproximação com o PR, partido do empresário Josué Gomes, vice dos sonhos de Lula, além de manter o canal aberto com o PSB e PCdoB. Segundo Carvalho, o partido vai com Lula até o fim e a grande tarefa será justificar a decisão a quem os acusa de “isolacionistas ou loucos por insistir em um candidato preso”. . 

A intenção é levar a candidatura de Lula até 15 de agosto, com a indicação do vice em setembro. Na reunião foi abortada a possibilidade de indicação de um vice dentro do PT sob pena de alimentar a suspeita de que seria a alternativa a Lula na urna eleitoral. Líder da oposição, José Guimarães (CE) afirma que não cabe ao PT fixar até quando a candidatura de Lula será mantida. O ônus de tirá-lo da disputa caberá aos tribunais. Presidente do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá afirma que o partido fará o lançamento oficial da candidatura de Lula. A reunião da CNB é importante por ditar as diretrizes do encontro do Diretório Nacional do PT programado para o dia 25. Não entrou na pauta a hipótese de boicote às eleições caso Lula seja impedido de concorrer. 

Nenhum comentário: