sexta-feira, 4 de maio de 2018

Procuradoria denuncia Blairo Maggi sob acusação de corrupção ativa


A Procuradoria-Geral da República denunciou, na quarta-feira (2), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sob acusação de corrupção ativa. As acusações estão relacionadas a uma participação em esquema de compra e venda de vagas no Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso em 2009 –quando era governador. No pedido enviado ao STF, além da condenação pelo crime, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requer a perda da função pública do ministro — que tem mandato de senador — e a reparação de dano patrimonial no valor de R$ 4 milhões. Ela também solicita o pagamento de indenização por danos morais coletivos pelos prejuízos provocados na imagem das instituições.

No documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, Raquel Dodge afirma que foram feitos pagamentos ao então conselheiro Alencar Soares Filho para que ele se aposentasse e deixasse o posto — que é vitalício. Os valores das propinas teriam chegado a R$ 12 milhões, informou a Procuradoria Geral da República. Para a vaga foi indicado o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, que foi denunciado na quarta-feira por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Almeida já está afastado do cargo por ordem liminar do ministro Luiz Fux, relator do caso. Outras pessoas já respondem ação penal relacionada ao caso na primeira instância da Justiça Federal.

As investigações reuniram provas em diversas fases da Operação Ararath, deflagrada em 2010 para apurar esquema de corrupção em todos os Poderes do Mato Grosso. Na denúncia, Dodge apresentou comprovantes de depósitos, nota promissória e anotações apreendidas pela Polícia Federal. Para a Procuradoria Geral da República, Blairo Maggi praticou o crime de corrupção ativa por duas vezes. Inicialmente, na compra da cadeira de Alencar Soares. Depois, em direção oposta, para fazer com que o conselheiro continuasse no cargo.

Nenhum comentário: