terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Merda toma conta da água na praia de Porto Belo, em Santa Catarina, é fedor e coliforme por todo lado



Uma mancha escura foi identificada no domingo (17) em uma faixa de mar do litoral norte de Santa Catarina. A Prefeitura de Porto Belo, uma das cidades atingidas, suspeita de derramamento de esgoto no rio Perequê, que deságua no mar, e montou uma força-tarefa para verificar se a água está contaminada. Ou seja, a água da praia está toda contaminada por merda, cocô. De acordo com o último relatório semanal de balneabilidade divulgado pelo Estado, no último dia 15, 35% dos pontos monitorados no litoral catarinense estão impróprios para banho. Em Porto Belo, apenas dois dos seis pontos analisados estão livres de poluição. Na manhã desta segunda-feira, equipes da Vigilância Sanitária municipal e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão estadual, coletaram amostras de água do mar e enviaram o material para análise em laboratório. Os resultados ficarão prontos em 24 horas. Os bombeiros estiveram no local e orientaram banhistas a não entrarem no mar. Eles também fizeram a recomendação a hóspedes de pousadas da orla. No domingo foram registradas imagens de peixes mortos na areia da praia de Perequê. Mas a prefeitura informou nesta tarde que, a princípio, não há necessidade de interditar o local. Também na tarde desta segunda-feira, fiscais da Fatma visitaram a estação de tratamento da Companhia Nacional de Saneamento (Conasa), na cidade vizinha de Itapema, para coletar amostras e determinar a quantidade de coliformes fecais na saída de esgoto tratado. A empresa, responsável pela captação e tratamento de água e esgoto em Itapema, foi notificada e deverá fornecer dados para a análise. 


Em 2013, a Conasa foi multada por derramar esgoto sem tratamento no rio Perequê. A empresa alega que esse procedimento administrativo ainda está em trâmite e que a responsabilidade pelo caso ainda está sendo discutida. Além da suspeita de derramamento de esgoto, segundo a Fatma, há outras hipóteses para o surgimento da mancha. "A água suja não indica necessariamente poluição. A mancha pode aparecer devido ao contraste entre a água do mar, que está extremamente limpa devido as condições climáticas favoráveis, com a água do rio, que é mais amarelada", diz o diretor de proteção de ecossistemas do órgão, Márcio Alves. Outras explicações possíveis são a proliferação de algas e o despejo clandestino de esgoto de pequenas propriedades em Porto Belo. Segundo a Fatma, a mancha avançou da praia de Perequê, que já é considerada imprópria para banho, em direção à praia de Itapema, no lado esquerdo da foz do rio Perequê, hoje considerada própria para banho. Nesta segunda (18), a mancha estava concentrada na praia de Itapema. 

50 comentários:

Unknown disse...

Eu não acredito que no século "21" ainda acontece isso!
Onde estão os Administradores dessas cidades, que ainda não estão fazendo o tratamento de águas e esgotos do Litoral?
Não querem que os turistas visitem suas cidades?
Isso é um absurdo!!!
E também há a parte dos "turistas" que passam o Natal e Reveion nas praias e deixam todo tipo de lixo nas areias, Gente isso é Natureza! Temos que cuidar, se quisermos voltar no ano seguinte;;; temos que cuidar zelar por nossas praias. E tenho dito.

Anônimo disse...

Eu não tenho dúvida que essa mancha é de xixi e cocô...

Anônimo disse...

Porto Belo tem uma rede de esgoto pronta que, por falta de seriedade e descaso do governo não foi concluída, faltando a estação de tratamento. A Fatma embargou a obra, diversas vezes, quando estava sendo construída por motivos fúteis e sem argumentos lógicos, atrasando o término, até o Ministério do Turismo não mais repassar os pagamentos. Hoje, todo o dinheiro gasto está embaixo da terra sem utilidade, "apodrecendo". Enquanto isso todo esgoto poluindo o mar. Coisas de Brasil!!!

Tio Chico disse...

Amarelada uma ova,tava preta mesmo.

Anônimo disse...

É lamentável o que está acontecendo com as praias de Santa Catarina. Não é só Porto Belo. Várias outras praias desse belíssimo litoral, já estão quase destruídas pela contaminação. Isso é fruto da ganância e do descaso dos setores públicos.Quando estes,SE, resolverem tomar alguma providência, talvez seja tarde demais.

Carmen Lúcia Rossi disse...

Que crime!!!

Leonardo Peres disse...

Estive em Meia Praia na semana passada. Na pensão onde eu estava quase todo mundo teve problemas de estômago e diarréia. Na farmácia próxima muita gente com os mesmos sintomas. Segundo o relatório, realmente aquela região está poluída, porém não há nenhuma sinalização.

Unknown disse...

Já passei ferias ai em Porto Belo, foi as melhores ferias da família e não esqueço jamais.Espero que os poluidores sejam presos.Isto é caso de policia. Juarez Carneiro

Alexandre Freitas disse...

Cobrar diaria pra entrar na cidade eles sabem.

Angelo Nery disse...

Que "M "!!!!!! Eita Brasil Brasileiro...

Unknown disse...

mas que merdaaaaaa

Unknown disse...

Quem cobra diária é Bombinhas.

rose disse...

Mais uma prova de q terno caro e gravata não quer dizer q vc seja importante e competente. E pior não quer dizer q seja inteligente, governam apenas o dinheiro público pra seu próprio benefício ,o povo q se lasque, até pq eles não usam esta, praia... Como têm nosso dinheiro, vão para praias paradisíacas fora do país, afinal, Brasil é terra d pobre, violento, ladrão d galinha, pq este ladrão engravatado não se mistura com gentalha e não dá nada pra eles.

Unknown disse...

vergonha este estado tem as praias mais bonitas do Brasil mais não se preocupam com sua infra estrutura só questão é so dinheiro para fazer imoveis nada na infra-estrutura o povo vais para o mar tomar banho de coco

construmilportobelo disse...

PUTA MERDA, AINDA TOMEI BANHO DIA 21/01/17 NA RUA 306 DA MEIA PRAIA, BEM PROXIMO DO RIO

Ana Fabro disse...

Lamentável!!!!

não entendo o mundo e as pessoas disse...

Célia. muitos rios brasileiros estão poluídos e até de mais! Eu não me impressiono... Nos EUA, se um homem urinar na água é crime. No Brasil a orientação é que joguemos os dejetos na água; tratamos como saneamento, poluindo rios por completo.Logo, explica-se o estado em que estamos:Totalmente poluídos!

Unknown disse...

Uma vergonha! Um crime contra o meio ambiente, estão acabando com tudo UE é de mais belo. Espero que os culpados sejam punidos.

Marcello Morientes disse...

Deu merda pessoal.....

joão disse...

Tal situação (rede pronta mas faltando estação de tratamento) é muito comum. Talvez devido ao fato de que após o tratamento, o que hoje é cobrado por este tratamento (sim, já pagamos pelo tratamento na fatura, pode conferir, ao menos no RS com a CORSAN) mas não é, de fato, gasto com o tratamento, será então um gasto para as concessionárias (leia-se "o estado", no caso da CORSAN).

Unknown disse...

Colega. Quem cobra diárias é Bombinhas e não Porto Belo.

Unknown disse...

Quando não tiver mais os turistas ai ele irão tomar providências. Nos temos de hoje é lastimável que isto aconteça. Uma pena não podermos mais desfrutar destes paraísos.

AUSIER VINÍCIUS disse...

O que faz a corrupção instalada no país...ninguém assume nada...tinha que dar nisso mesmo....MERDA...uma pena por ser em local tão bonito e digno de preservação....triste....

Ismael Maduro disse...

O melhor Estado brasileiro, virou merda!

blogdocoelho disse...

Isso foi em 2016... Qual será a situação real hoje galera!

Gerson disse...

Vem por notícias da merda em Santa Catarina agora,isso já está fedendo a muitos anos e os gavernantes que são pagos pra isso não fazem nada.
Tem hotéis que colocam a merda direto para o mar, e a prefeitura não vê.
Propina......

Unknown disse...

Moro dm PB
A praia em questão aí é a praia do Perequê e o Rio é o rio Perequê ou onde o esgoto da cidade de Itapema bairro de Meia Praia é despejado a praia de Perequê tem divisa com meia praia então o cocô aí está nas duas cidades a irresponsabilidade do blog é não colocar nomes aos bois..
Isso quer dizer coloque o link da Fátima atualizado com os dados os quais você se refere.
O curso de oceanografia tem um monitoramento do litoral norte Catarinense seria bom consultar esse monitoramento que é feito periodicamente pelos estudantes do curso de cenografia da Univale

Elis disse...

Na Meia Praia não teve problemas. Porto Belo teve problemas e foi em janeiro 2016. Reportagem antiga.

Elis disse...

Essa reportagem é de janeiro de 2016. Isso já foi resolvido.

Unknown disse...

Fui a Porto Belo a primeira vez em 2000, praticamente 20 anos, e a praia era imprópria; quero dizer não mudou nada nestes 20 anos.

Unknown disse...

PRAIA DE MERDA? OU MERDA DE PRAIA? FAÇA A SUA ESCOLHA...

Unknown disse...

Na hora dessas porra pedir voto eles são bons e agora ? Cade o bosta do prefeito pra resolver isso ai ?

SergioRDG disse...

Pior é que eu fui em Itaguaçu no final do ano, local de que gosto muito, e aqueles esgotos caindo na areia estavam fedendo num dia de muito sol. Ou seja, estão matando a galinha dos ovos de ouro. Depois que acabar com o turismo, vão reclamar...

Henrique Pacheco disse...

Estive em Porto Belo no ano passado, a água cheirava a esgoto e tinha manchas escuras. Tive dores muito fortes de estômago, diarreia, vômito e fiquei 5 dias em estado grave de saúde. Poluição severa, não entrem na água!

Inesane disse...

Faz MUUUUITO tempo que as praias do litoral do RS e SC ficam totalmente poluídas no verão!! Não é de hoje. Cidadezinhas com 10, 15, 30 mil habitantes e com uma rede de esgoto comoatuvel e DE REPENTE tem de suportar 100, 200 mil!! ou mais veranistas. Não existe MILAGRE!! O MILAGRE da multiplicação de canos e tratamento dos esgotos.

Cláudia Guedes Jorge disse...

Realmente um absurdo, descaso, irresponsabilidade administrativa e burrice! Afasta os turistas e o dinheiro que iria para a cidade!

Unknown disse...

Estive em Bombinhas na semana passada vi pessoas com a tal da virose provocada por águas impróprias. Meu filho contraiu

Sudy disse...

Em Santa Catarina só existe 7 cidades com tratamento de esgoto...
Uma vergonha...

Sílvia Flores disse...

Hepatite , febre tifóide e mais um monte de doenças . As prefeituras nao estao nem ai cade os órgãos ambientais do município e do estado ?

Unknown disse...

Essa foto tem mais de um ano...

Unknown disse...

Esse ano não fico mais em pereque por causa desse rio aí, horrível paguei 700,00 reais na diária de uma casa mau podia entrar na água, suja suja suja,.. E não é de agora não não viu faz tempo que tem essa mancha aí e ninguém faz nada, tenho do do povo que tem casa ali pra alugar deve estar perdendo muito dinheiro

Danielle disse...

sério que cobram diária? pqp

ronaldo disse...

Aquele pedágio de Porto Belo alguem lembra pra serve mesmo ...
Hann lembrei limpeza e cuidados que não está tendo ....

Unknown disse...

Cheira a merda, tem a cor da merda...serão algas?!??!?

Unknown disse...

PRA QUE ESE POVO TEM QUE CAGAR NA PRAIA MEU DEUS QUANTA MERDA OS PEIXE DEVE TA GORDO NUNCA MAIS COMO CARNE DE PEIXE DA PRAIA NA MORAL MORRI KKKKKKKKKK

Unknown disse...

Irresponsabilidade da população e órgãos públicos. O saneamento na região é falso. Se fosse realmente feito daria para reaproveitar a água. Capacidade eles tem falta boa vontade e seriedade.

Unknown disse...

olha esta noticia e de janeiro de 2016...como estaria hoje e que devemos ver...

Francisco jose espinola disse...

Depois da praia da Barra no Rio temos a Praia do Barro

Unknown disse...

Sera que pode ter sido isso que meus tres filhos passaram mau opor mais de uma semana?
Com diarreia,febre,vomito e dor na barriga?
Moro proximo e por isso quase sempre iamos ai.
E um absurdo!!

Eliane disse...

Sempre estou falando que era frequentadora assídua das praias do litoral catarinense; agora que moro aqui, vejo o descaso, o absurdo, a falta de respeito para com o povo daqui e os turistas...NÃO TEM TRATAMENTO DE ESGOTO NO LITORAL DE SANTA CATARINA e ou se tem é ínfimo; todo meu bairro aqui despeja os dejetos de toda sua casa e prédios diretamente nos rios!!!!!!!!!!!!!!!Atenção GOVERNADOR COLOMBO: VOCÊS QUEREM ACABAR COM UMA DAS MAIORES CAPTAÇÕES DE RECURSOS DA REGIÃO QUE É O TURISMO E MATAR A POPULAÇÃO POR INFESTAÇÃO DE VERMES??????????????